SEMI – Aula 10

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 28 agosto 2017 Comentários desativados em SEMI – Aula 10
Tech tipsComputer Tricks

10.01. [E]

A principal matéria-prima prima do pão francês é a farinha de trigo que é rica em amido. O amido começa a ser digerido por ação da amilase salivar (ptialina).

____________________

10.02. [B]

ptialina salivar é uma enzima que começa a digerir o amido, Sua ação converte enormes moléculas de amido em pequenas moléculas de maltose, um dissacarídeo que, posteriormente será digerido pela maltase intestinal.

 

____________________

10.03. [A]

Absorção de água – ocorre, principalmente no intestino grosso (V)

A bile, responsável pela emulsão das gorduras, é produzida pelo fígado (I), armazenada na vesícula biliar e liberada no duodeno pelo canal colédoco.

____________________

10.04. [C]

O Pâncreas produz, dentre várias enzimas, as lipases – enzimas que digerem as gorduras.

____________________

10.05. [A]

Sem a bile que emulsiona as gorduras, a digestão destas moléculas ficará bastante prejudicada.

Lembre que a bile transforma massas de gorduras em micropartículas gordurosas. Com isso, as enzimas conseguem uma maior área de ação, o que acelera os processos de digestão das gorduras.

____________________

 10.06. [A]

As glândulas gástricas produzem a pepsina na forma de zimogênio (enzima inativa). Quando a pepsina é secretada por estas glândulas, ela encontra um meio muito ácido no interior do estômago. Em meio ácido, o pepsinogênio se converte em pepsina. Desta forma, a parede estomacal não se autodigere, afinal, no seu interior encontra-se pepsinogênio e não pepsina.

____________________

10.07. [A]

Ver esquema de dentição.

 ____________________

10.08. [B]

Carboidratos como o amido, são parcialmente digeridos na boca, uma vez que são transformados, em maltose (dissacarídeo). As vitaminas, por sua vez, são moléculas tão pequenas que não precisam ser quebradas (digeridas). São simplesmente absorvidas pelo intestino e passa para a corrente sanguínea.

____________________

10.09. [A]

I.(F) As glândulas salivares secretam enzimas digestivas que atuam exclusivamente na boca iniciando a digestão de AMIDO e não digerindo os lipídios. Os lipídeos serão digeridos no intestino por ação das lipases do suco pancreático.

III.(F) A bile, secretada pelo fígado, é essencial para a emulsão de gordura e não absorção normal de proteínas digeridas. As proteínas não são absorvidas, primeiro elas são digeridas até serem quebradas em seus aminoácidos. 

____________________

10.10. [A]

O ducto comum, indicado na figura, permite que a bile produzida pelo fígado chegue no intestino e possa emulsionar as gorduras. Na medida em que este ducto fica obstruído, a bile não chega em seu destino.

Sem bile, a maioria das gorduras não serão digeridas e serão eliminas pelas fezes.

____________________

10.11. [C]

____________________

10.12. [E]

O envoltório das células de boi é membrana plasmática. A membrana plasmática é composta basicamente de lipídios e proteínas (lembre do modelo mosaico-fluído de Singer e Nicholson para a membrana plasmática).

Assim, para digerir o envoltório celular de células animais, é preciso enzimas para lipídios (lipases) e proteínas proteases).

As células vegetais, por sua vez, têm como envoltórios a parede celular (composta por celulose) e a membrana plasmática (lipoproteica).

Assim, para digerir o envoltório celular de células vegetais, é preciso, além das enzimas para lipídios e proteínas, uma enzima para digerir a celulose da parede celular.

____________________

10.13. [D]

Hidrólise é um processo de quebra de macromoléculas com a participação de moléculas de água juntamente com a ação de enzimas digestivas. Proteínas, depois de completamente digeridas, originam aminoácidos. Lipídios, uma vez digeridos, originam ácidos carboxílicos (ácidos graxos) e glicerol (O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal).

____________________

10.14. [B]

A quimotripsina ou quimotripsina é uma enzima produzida pelo pâncreas, secretada no duodeno e age na digestão de proteínas ao longo de parte do intestino delgado. A digestão no intestino de dá em pH em torno de 8 a 8,5 e não acima disto como 10 e 12.

____________________

10.15. [C]

2.(F) Duodeno é o início do intestino delgado e não o início do intestino grosso. Além disto, o suco intestinal (suco entérico) transforma o QUIMO que vem do estômago em QUILO e não quimo (estômago).

____________________

10.16. [C]

Assim como o pepsinogênio precisa do meio ácido para se converter em pepsina ativa e evitar a auto digestão das glândulas estomacais, o tripsinogênio, liberado pelo pâncreas para digerir proteínas no intestino, precisa de um ativador também. Neste caso, a conversão de tripsinogênio em tripsina se dá pela ação da enzima enteroquinase. Esta enzima é produzida pelas paredes do duodeno quando irritados pela acidez do quimo que vem dos estômago.

____________________

10.17. [E]

Quanto mais para o final do tubo digestório, maior será o número de bactérias no material intestinal.

____________________

10.18. [B]

a)(F) O estômago digere parcialmente as proteínas e não todo o alimento, conforme afirmado.

c)(F) Pelo contrário, com uma porção menor de intestino para agir, as enzimas saem prejudicadas e, portanto, a própria digestão intestinal se torna menos eficiente.

d)(F) Não tem o menor sentido esta afirmação.

(F) A absorção de carboidratos depois de digeridos ocorre no intestino delgado e não no estômago.

____________________

10.19.

a) O grupo 1 ingeriu carboidratos, porque para a sua digestão há necessidade da secreção de enzimas salivar (amilase salivar) e pancreática (amilase pancreática). O grupo 2 ingeriu proteínas, porque no estômago há secreção de enzima gástrica (pepsina) e de enzimas pancreáticas (tripsina e quimotripsina), que são proteases.

As enzimas secretadas são diferentes porque os alimentos ingeridos são de natureza química distintas e as enzimas apresentam especificidade de atuação, isto é, são específicas para a digestão de carboidratos ou de proteínas.

b) A secreção hepática (bile) permite a emulsão da gordura ingerida pelo grupo 3, facilitando a atuação da secreção pancreática, que contém a enzima fundamental (lipase) para a digestão de gordura.

____________________

10.20.

Porque as enzimas produzidas por cada órgão funcionam apenas em pH específico. A ptialina

na boca funciona apenas em pH neutro ou levemente ácido. A pepsina estomacal funciona exclusivamente em pH muito ácido. As enzimas do pâncreas e do suco entérico funcionam apenas em pH alcalino.

____________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Comentários Estão Fechados.