Semi – Aula 01

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 11 julho 2018 Comentários desativados em Semi – Aula 01
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01.01. [b]

Comunidade ou biocenose é o nome que se dá, em Ecologia, ao conjunto formado por várias populações que vivem em uma mesma região.

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01.02. [b]

O papel ou função (lugar funcional) desempenhado por um organismo em um ecossistema é denominado de nicho ecológico, ou seja, aquilo que um ser FAZ onde vive.

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01.03. [e]

Plantas fazem fotossíntese (produtores) e fungos agem na decomposição da matéria morta nos ecossistemas.

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01.04. [a]

A dieta de um ser vivo diz respeito aquilo que ele faz em seu ambiente, ou seja, seu nicho ecológico. Uns se alimentam de vegetais, outros são carnívoros, outros detritívoros (detritos), etc. Assim, os seres apresentados no enunciado apresentam nichos ecológicos diferentes mas, vivem no mesmo lago, isto é, ocupam o mesmo habitat.

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01.05. [c]

Golfinhos, moluscos e gaivotas ocupam o 3o nível trófico na teia alimentar representada. Observe a figura:

 

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01.06. [a]

“Locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente” são habitats que podem ser ocupados por seres vivos.

“Algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro” são habitats que podem ser ocupados por seres vivos.

“Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados” é uma referência ao que ele faz no local onde vive, isto é, seu nicho ecológico.

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01.07. 21 (01, 04, 16)

02.(F) População é o conjunto de indivíduos da mesma espécie.

08.(F) Habitat é o local onde os seres vivem – seus hábitos dizem respeito ao seu nicho ecológico.

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01.08. [c]

Quanto mais o nicho ecológico de uma espécie se sobrepõem ao nicho ecológico de outra, mais parecido são os papéis que estes organismos desempenham em sua comunidade e maior será, portanto, a disputa pelos mesmos recursos, isto é, maior será a COMPETIÇÃO entre estas espécies (competição interespecífica).

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01.09. [a]

Fitoplânc. → camarão → lontra (2a ordem)

Fitoplânc. → molusco → peixe 2 → lontra (3a ordem)

Fitoplânc. → zooplân. → larva → peixe 3 → lontra (4a ordem)

Fitoplânc. → zooplân. → larva → besouro → peixe 3 → lontra (5a ordem)

Fitoplânc. → zooplân. → larva → besouro → rã → peixe 4 → lontra (6a ordem)

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01.10. [c]

A energia diminui na medida em que é transferida de um nível trófico para outro.

“Capturado inicialmente pelos tecidos vegetais” significa dizer que a fotossíntese realizada por estas plantas armazenou a energia nas ligações químicas de moléculas orgânicas destes tecidos. Já os fungos e bactérias atuam como decompositores, isto é, transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica (mineralização).

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01.11. [e]

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01.12. [d]

A energia solar é absorvida pelos vegetais no processo de fotossíntese realizada pelos vegetais (autótrofos). A partir daí, a energia segue pera todos os demais componentes cadeia alimentar.

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01.13.[a]

1. “alterações na composição das comunidades ao longo do tempo” – sucessão de ecossistemas, sucessão ecológica (E) (assunto que estudaremos na aula 04);

2. “populações de diferentes espécies … numa mesma região” – comunidade (D);

3. ”… atividades características da espécie” – nicho ecológico (B);

4. “indivíduos de uma mesma espécie que habitam um determinado local num determinado momento” – população (C);

5. “Ambiente em que vive determinada espécie” – habitat (A).

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01.14. [a]

Uma vez que a maior parte da Mata Atlântica já foi destruída (+de 92%), é de se supor que em outros tempos, com floresta intacta, a diversidade de bactérias (reino monera) era muito maior que nos dias de hoje.

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01.15. [d]

I.(F) Somente as plantas 1 e 2 são autótrofos.

IV.(F) a lebre é herbívora e se alimenta da planta 1.

A lebre, para quem não conhece, é um animal muito parecido com o coelho. Ela e o coelho são membros da ordem dos Lagomorfos e se diferenciam dos roedores por terem quatro dentes incisivos na mandíbula.

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01.16. [e]

Com menos algas do fitoplâncton ocorrerá menos fotossíntese e, consequente, menor liberação de gás oxigênio na água.

Com menos oxigênio, os animais aeróbios serão afetados e terão sua biomassa significativamente reduzida.

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01.17. [a]

I.(F) Cuidado que trata-se de uma pegadinha sacana esta parada.

É verdade que a redução de produtores se dá por um incremento (aumento) de herbívoros do zooplâncton que comem as algas produtoras. Com mais comedores de algas, menos algas no ambiente.

Estes herbívoros que comem as algas são CONSUMIDORES DE PRIMEIRA ORDEM ou consumidores primários. Tipo a vaca que é a herbívora do capim.

A pegadinha está quando o teste fala que os herbívoros estão sendo predados pelos consumidores de primeira ordem. Ora, o herbívoro é um CONSUMIDORES DE PRIMEIRA ORDEM e eles não estão comendo a eles mesmos, senão seriam carnívoros canibais deles mesmos! Os herbívoros são os verdadeiros consumidores de primeira ordem e não os predadores, como afirmado.

II.(V).

III.(F) Trata-se do contrário do que é afirmado, isto é, houve aumento de biomassa, o que torna a água mais turva, mais cheia de partículas, mais opaca, o que, por sua vez, dificulta a penetração de luz afetando a fotossíntese e a produção de matéria orgânica na base das cadeias alimentares (compare as imagens A e B)

IV.(V) Efeito CASCATA ocorre quando uma alteração em um nível afeta todos os níveis na sequência. Trata-se de uma analogia como uma cascata lá na natureza. A água vem escorrendo pela montanha por força da gravidade e alterando todos os degraus das quedas d’água a sua frente.

Na situação B, o peixe do topo da cadeia no quarto nível, faz diminuir a população de criaturas do terceiro nível. Com a redução do terceiro nível, haverá menos ataque ao segundo nível que, por sua vez, tende a crescer em número, uma vez que tem menos predadores agora. Com mais criaturas do segundo nível comendo, a tendência é uma redução das criaturas do primeiro nível. Assim, a presença predador do quarto nível afeta todos os demais níveis em CASCATA. Já a falta do predador do quarto nível na situação A afeta de outra forma todos os demais níveis em CASCATA.

Quando comparamos com a situação, percebemos o impacto que os peixes piscívoros exercem na cadeia alimentar.

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01.18. [e]

II-(F) – As espécies mais comuns também correm risco de extinção na medida em que seus habitats são destruídos;

IV-(F) Regiões com alto índice de riqueza de espécies são as regiões que mais atenção merecem justamente pela sua grande diversidade que deve ser preservada; “endemismo” indica que certas espécies somente ocorrem naquela região, razão pela qual deve se redobrar a preocupação em preservação.

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01.20.

02.20.

 

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