Maratona SEMI 02

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 14 outubro 2018 Comentários desativados em Maratona SEMI 02
Tech tipsComputer Tricks

 

.

01.(E)

a)(F) Na boca ocorre digestão QUÍMICA e não mecânica pela ação da ptialina presente na saliva. A ação mecânica que ocorre na boca se dá pela ação mastigatória dos dentes e pela mistura do bolo alimentar com a saliva por conta da LÍNGUA. A ptialina é a enzima que inicia a digestão QUÍMICA do amido na boca.

b)(F) O pepsinogênio é a forma inativa da PEPSINA, enzima que inicia a digestão das proteínas. O pepsinogênio, por ser inativo, não digere nada. O pepsinogênio em meio ácido (HCl) converte-se em pepsina ativa e aí sim tem início a digestão de proteínas.

c)(F) O QUIMO é o nome dado ao alimento que se encontra no estômago misturado ao suco gástrico (pepsina + HCl). O quimo, portanto, é digerido no estômago pelas enzimas do suco gástrico e NÃO no duodeno, como afirmado. O duodeno já é parte de intestino e, no intestino, o alimento chama-se QUILO.

d)(F) A secreção produzida pelo fígado é a BILE ou BILIS … A BILE emulsiona as gorduras, isto é, quebra as gorduras em unidades bem menores, o que aumenta a área de contato com as enzimas digestivas de gorduras do suco pancreático… A BILE, portanto, não digere nem contém enzimas digestivas.

.

.

e)(V) Uma secreção que atua no duodeno é a BILE, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

_______________________

.

02. (C)

Lembre que o AMIDO começa a ser digerido na boca por ação enzimática da ptialina, as proteínas começam a ser digeridas no estômago por ação enzimática da pepsina e as gorduras começam a ser digeridas no intestino por ação enzimática das lipases do suco pancreático. 

SUBSTRATO

— alimento que é digerido pela enzima.

— O substrato da PEPSINA é a proteína

— O substrato da LIPASE é o lipídeo

— O substrato da PTIALINA é o AMIDO

.

c)(V) Saliva, proteínas, ácidos graxos e maltase.

_______________________

.

03.(D)

Energia

— os carboidratos quando digeridos liberam glicose que será fonte de energia nos processos que ocorrem nas mitocôndrias.

Crescimento e regeneração das partes do corpo

— proteínas são moléculas estruturais que desempenham importante função na arquitetura das células.

Regulam os processos fisiológicos

— as vitaminas são, em sua maioria, co-fatores enzimáticos, isto é, agem estimulando certas enzimas. As enzimas, por sua vez, controlam as reações química, o que afeta as atividades químicas do corpo (metabolismo).

d)(V) Carboidratos; proteínas; vitaminas. 

_______________________

.

04. (A)

– Beribéri (inflamação e degeneração dos nervos)

– 4. Vitamina B1 (Tiamina)

.

– Irritabilidade, convulsões, anemia, contrações musculares involuntárias

– 2. Vitamina B6 (Piridoxina)

.

– Raquitismo e enfraquecimento ósseo

– 5. Vitamina D (Calciferol)

.

– Escorbuto (lesões na mucosa intestinal, com hemorragias; sangramento gengival, fraqueza)

– 1. Vitamina C (Ácido ascórbico)

.

– Fissura na pele, tais como rachaduras nos cantos da boca

– 3. Vitamina B2 (Riboflavina)

.

_______________________

.

11. (B)

1. O aumento da concentração de gás carbônico no ar inspirado dificulta as trocas de CO2 dos alvéolos com o ar.

A difusão dos gases sempre se dá do meio mais concentrado para o meio menos concentrado

2. Com mais CO2 no ar inspirado para o interior dos alvéolos, menos CO2 acaba saindo do sangue.

3. Com mais CO2 no sangue, o sangue fica com pH mais ácido – lembre que, dentro das hemáceas o CO2 rege com a água sob controle da enzima anidrase carbônica formando ácido carbônico.

4. O pH ácido estimula o centro respiratório do bulbo a acelerar o ritmo respiratório.

5. O ritmo respiratório acelerado faz com que a pessoa respire mais vezes por minuto e, por consequência, uma quantidade maior de ar acaba passando pelos pulmões (ventilação pulmonar).

.

_______________________

.

06. Monte o esquema — lado direito, sangue venoso!!!

***01) O sangue, passando pelas veias cavas, chega ao coração, rico em CO2.

***02) O sangue, passando pela artéria pulmonar, sai do coração e vai ao pulmão, onde sofre hematose.

***04) 0 sangue, passando pela veia pulmonar, chega ao coração, saturado de O2.

***08) O sangue, saindo do coração pela artéria aorta, circula pelo corpo, passando pelos rins, onde sofre filtração.

***16) O sangue, uma vez filtrado nos rins, circula e entra no coração pela aurícula direita.

***32) O sangue, ao circular pelos diferentes tecidos do corpo, executa a função de transportar gases, nutrientes e pro- dutos de excreção.

.

_______________________

.

07. (B)

.

Os nódulos sinoatrial e atrioventricular são gânglios nervosos que controlam o ritmo de contração cardíaca. Problemas nestes nódulos podem levar à ARRITMIA do coração..

.

_______________________

.

08. (B)

a)(V)  A figura indica obstrução da coronária. A artéria coronária, por sua vez, é responsável em nutrir o coração. Assim, na medida em que a artéria coronária fica obstruída por placas de gordura (ateromas), o sangue circulará com dificuldade podendo levar a morte do tecido cardíaco (infarto do miocárdio).

b)(incorreto)  A lesão do miocárdio é consequência da falta de irrigação sanguínea (isquemia) e não da morte das células endoteliais.  Células endoteliais são as células que formam a camada interna que reveste as artérias.

c)(V)  A ingestão de gordura animal e o sedentarismo são fatores de risco que contribuem para a formação das placas gordurosas que podem obstruir as coronárias.

.

d)(V)  Sem irrigação sanguínea o coração fica sem suprimento de glicose e gás oxigênio, o que compromete a atividade das mitocôndrias e a produção de energia nas células musculares.

.

_______________________

.

09. (E)

 

.

a)(V) Lembre que as Válvulas ou Valvas cardíacas impedem o refluxo de sangue.

b)(V) Valva tricúspide (2) passa sangue venoso (LADO DIREITO, sangue VENOSO) —  Valva mitral (4) é rico em oxigênio (LADO .

c)(V) o sangue que sai do ventrículo esquerdo, passa pela valva aórtica (3) e daí para a aorta, que distribui o sangue para o restante do corpo.

d)(V) no átrio direito chega o sangue proveniente do corpo, ele passa para o ventrículo direito através da valva tricúspide, daí o sangue é bombeado para a artéria pulmonar.

e)(incorreto) As veias pulmonares retornam dos pulmões trazendo sangue arterial que foi oxigenados nos alvéolos e não sangue venoso como afirmado.

.

_______________________

.

10. (B)

Ciclo Cardíaco

O coração atua como uma bomba muscular, que gera pressões variáveis enquanto seus átrios e ventrículos contraem e relaxam.

A contração do coração inicia-se em uma região do átrio direito, no nó sinoatrial, e estende-se a ambos os átrios, daí aos ventrículos e, finalmente, à base da aorta.

Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo. O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos. O período sistólico e o período diastólico.

I. (F) O ciclo cardíaco é uma sequência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração. O início do ciclo é marcado pela SÍSTOLE e não diástole dos átrios.

II. (V) A circulação é organizada de tal modo que o lado direito do coração bombeia sangue para os pulmões, fenômeno chamado de circulação pulmonar, e o lado esquerdo bombeia sangue para o resto do corpo, fenômeno chamado de circulação sistêmica.

.

.

III. (V) O coração propriamente dito consiste em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios estão separados dos ventrículos pelas valvas mitral e tricúspide, que impedem o refluxo do sangue para os átrios quando os ventrículos se contraem. O refluxo de sangue da artéria pulmonar e da aorta para os ventrículos é impedido pelas valvas pulmonar e aórtica.

IV. (F)  Esses vasos sanguíneos são inervados por fibras nervosas SIMPÁTICAS e não pelas fibras nevosas parassimpáticas.

_______________________

.

11. (B)

a)(F) Pigmentos biliares — BILE ou BÍLIS — são produzidos pelo Fígado e não pelos néfrons no rim.

c)(F) Substâncias chamadas de diuréticos são substâncias que estimulam a diurese, isto é, a perda de água pela urina. Substâncias diuréticas agem nos rins mas, nao são produzidas por ele.

d)(F) Não existe a função AUMENTAR CONCENTRAÇÃO DE CÁLCIO E SAIS MINERAIS NA URINA. Excesso de cálcio pode ser eliminado pelos néfrons pela urina, mas, não com a função de fazer a urina ter maior concentração destas substâncias. A urina é um excesso que deve ser eliminado, apenas isso.

.

.

e) O hormônio antidiurético (ADH) age no néfron, mas, não é produzido por ele. Quem produz o ADH é o HIPOTÁLAMO e armazenado na neurohipófise.

.

.

_______________________

.

12. (E)

a) O hormônio antidiurético é sintetizado pelo HIPOTÁLAMO e armazenado na neurohipófise.

.

.

b)(F) Quando a ingestão de água é menor, ocorre MAIOR secreção de ADH pela hipófise. Lembre que o ADH tira água da urina para o sangue.

c)(F) A ingestão de álcool REDUZ a secreção de ADH, por isso há maior produção de urina.

.

.

d) Quando a concentração de sódio no sangue é alta, ocorre REDUÇÃO da secreção de aldosterona pelo córtex da glândula adrenal. Lembre que a ALDOSTERONA tira sódio da urina para o sangue.

e)(V) Se a concentração de sódio no sangue é baixa, os rins liberam renina no sangue, uma enzima que regula a secreção de aldosterona.

.

.

_______________________

.

13. 

01.(V)  A retina é a camada fotossensível encontrada no revestimento interno do globo ocular.

02.(V)  A mácula ou fóvea é uma região de extrema sensibilidade à luz. Está localizada na retina e apresenta uma grande concentração de cones e bastonetes.

.

.

04.(F) A carência de vitamina A compromete a produção de rodopsina, importante substância fotossensível produzida na RETINA, que é a parte sensível à luz e não pelo cristalino e pela íris.

08.(F) Catarata é um sério problema visual que se caracteriza pela perda de transparência do cristalino e não da córnea ou de ambos.

16.(F) O nervo óptico transmite sinais elétricos produzidos na RETINA, onde estão os neurônio sensíveis à luz e não córnea.

32.(V) O aumento na pressão do humor aquoso leva ao grave comprometimento visual denominado glaucoma.

.

_______________________

.

14. (C)

.

.

a)(F) Quem a formação de anticorpos é a vacina e não o soro. O soro é a injeção do anticorpo pronto na pessoa picada pela cobra.

b)(F) soro, porque é composto de ANTICORPOS e não antígenos específicos. O antígeno é a peçonha que a cobra injetou na pessoa ao mordê-la.

c)(V) soro, porque contém anticorpos prontos.

d)(F) Quem é picado por cobra peçonhenta não precisa de vacina e sim de soro antiofídico. A vacina não fornecerá ao organismo nenhum elementos de defesa. Ela é o antígeno da doença inativado ou abrandado, o que estimulará o sistema imunológico a produzir anticorpos..

e)(F) 

.

_______________________

.

15. (B)

I.(V) A vacina contém antígenos inativados ou atenuados, que levam à formação de anticorpos.

.

.

II.(V) O soro contém anticorpos formados por animais que receberam antígenos.

.

.

III.(F) A vacina e o soro são constituídos por ANTÍGENOS INATIVOS e ANTICORPOS, respectivamente e não por células tipo leucócitos e eritrócitos.

IV.(F) Os anticorpos são produzidos em resposta a antígenos, ou seja, eles não são os antígenos.

.

_______________________

.

16. (D)

d)(V) frações atenuadas, manipuladas em laboratório, do agente etiológico (agente causador) da moléstia sejam introduzidas na corrente sanguínea do indivíduo sadio.

.

.

_______________________

.

17. (B)

b)(incorreta)  A imunização produzida em nosso organismo por vacinas é ATIVA e não passiva. É o próprio corpo quem produz o anticorpo estimulado pelo agente inativo ou abrandado presente na vacina.

.

.

_______________________

.

18.

.

.

_______________________

.

19.

01.(V) A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode provocar inflamação da uretra, da próstata e do útero. Pode haver dor, ardência e uma secreção amarelada ao urinar.

02.(V) A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. O primeiro sintoma é uma ferida sem dor, dura, com bordas elevadas e avermelhadas na área genital, ou, às vezes, no ânus, na boca ou em outras regiões que entraram em contato com a bactéria. A ferida some em duas a seis semanas, mesmo sem tratamento, mas a bactéria continua presente no organismo.

04. (F) Na tricomoníase aparece uma secreção avermelhada, acompanhada de coceira nos órgãos genitais. É causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis e não pelo fungo Candida albicans, que é o agente da candidíase.

08.(V) O condiloma genital forma verrugas nos órgãos genitais, no colo do útero e ao redor do ânus. É causado pelo papilomavírus humano – HPV.

16.(V) A herpes genital é causada por um vírus. O local fica inicialmente vermelho e com coceira, surgindo depois pequenas bolhas, que arrebentam e formam feridas. Os sintomas desaparecem em até um mês, mas o vírus continua no organismo e, em algumas pessoas, provoca recaídas. Com esses sintomas presentes, o indivíduo é extremamente contagioso e deveria evitar relações sexuais para que não ocorresse transmissão.

.

_______________________

.

20.

01.(V) A Gonorreia é uma DST causada pela bactéria Neisseria Gonorrheae, que infecta especialmente a uretra. Nos homens, a doença, em geral, provoca sintomas mais aparentes que nas mulheres, como secreção purulenta, ardor e eritema.

02.(F) As relações sexuais constituem uma via importante de transmissão da hepatite B e não hepatite A.

04.(V) A AIDS pode ser transmitida por relação sexual, sem preservativo com indivíduo infectado; de mãe infectada para filho, através do parto ou amamentação; pelo contato direto com sangue infectado e pelo uso da mesma agulha ou seringa utilizadas por um indivíduo infectado.

08.(V) A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário Trichomonas vaginalis. Sua transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.

16.(F) São doenças sexualmente transmissíveis a AIDS, Gonorreia, Sífilis, Herpes Genital, Hepatites A e B, Cancro mole, HPV, Leishmaniose e Candidíase.

32.(F) O tratamento da Sífilis é feito com antibióticos, especialmente amoxicilina. Em vista disso, o uso de preservativos durante as relações sexuais é INDISPENSÁVEL e não dispensado na prevenção dessa DST como afirmado.

_______________________

.

20.(A)

II.(F)  A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas e HÁ SIM riscos de transmissão materno-fetal.

_______________________

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Comentários Estão Fechados.