Maratona EXTENSIVO 03

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 08 outubro 2018 Comentários desativados em Maratona EXTENSIVO 03
Tech tipsComputer Tricks

.

01.(E)

a)(F) Na boca ocorre digestão QUÍMICA e não mecânica pela ação da ptialina presente na saliva. A ação mecânica que ocorre na boca se dá pela ação mastigatória dos dentes e pela mistura do bolo alimentar com a saliva por conta da LÍNGUA. A ptialina é a enzima que inicia a digestão QUÍMICA do amido na boca.

b)(F) O pepsinogênio é a forma inativa da PEPSINA, enzima que inicia a digestão das proteínas. O pepsinogênio, por ser inativo, não digere nada. O pepsinogênio em meio ácido (HCl) converte-se em pepsina ativa e aí sim tem início a digestão de proteínas.

c)(F) O QUIMO é o nome dado ao alimento que se encontra no estômago misturado ao suco gástrico (pepsina + HCl). O quimo, portanto, é digerido no estômago pelas enzimas do suco gástrico e NÃO no duodeno, como afirmado. O duodeno já é parte de intestino e, no intestino, o alimento chama-se QUILO.

d)(F) A secreção produzida pelo fígado é a BILE ou BILIS … A BILE emulsiona as gorduras, isto é, quebra as gorduras em unidades bem menores, o que aumenta a área de contato com as enzimas digestivas de gorduras do suco pancreático… A BILE, portanto, não digere nem contém enzimas digestivas.

.

.

e)(V) Uma secreção que atua no duodeno é a BILE, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

_______________________

.

02. (E)

e)(V) A bile é produzida pelo fígado, armazenada da vesícula biliar e liberada no duodeno por meio do canal colédoco.

_______________________

.

03. (C)

Lembre que o AMIDO começa a ser digerido na boca por ação enzimática da ptialina, as proteínas começam a ser digeridas no estômago por ação enzimática da pepsina e as gorduras começam a ser digeridas no intestino por ação enzimática das lipases do suco pancreático. 

SUBSTRATO

— alimento que é digerido pela enzima.

— O substrato da PEPSINA é a proteína

— O substrato da LIPASE é o lipídeo

— O substrato da PTIALINA é o AMIDO

.

c)(V) Saliva, proteínas, ácidos graxos e maltase.

_______________________

.

04. (A)

a)(V) 32 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.

_______________________

.

05. (A) 

O duodeno tem cerca de 25 a 38 cm de comprimento. Um corte de 25 cm pode representar um corte de 80% a 100% do seu comprimento total.

O intestino grosso tem 1,5 metros de comprimento, ou seja, 150 cm. O corte de 25 cm de intestino representa menos de 20 por cento do comprimento total do intestino grosso, o que não vai afetar de forma significativa suas funções.

a)(V) É no duodeno que ocorre a ação do suco pancreático  e parte da ação do suco entérico.

.

.

b) (F) A maior parte da água é absorvida no intestino grosso e não no duodeno, que é começo do intestino delgado.

.

 

.

c)(F) A maior parte da absorção dos produtos do processo digestório de dá nas vilosidades do intestino DELGADO e não no intestino grosso que absorve parte da água e sais minerais.

.

d)(F) O intestino grosso tem 1,5 metros de comprimento, ou seja, 150 cm. O corte de 25 cm de intestino representa menos de 20 por cento do comprimento total do intestino grosso, o que não vai afetar de forma significativa suas funções.

e)(F) As duas remoções seriam bem DIFERENTES, dadas as desproporções do corte em relação ao comprimento de cada órgão. Veja os comentários das alternativas anteriores.

_______________________

.

06.(D)

Energia

— os carboidratos quando digeridos liberam glicose que será fonte de energia nos processos que ocorrem nas mitocôndrias.

Crescimento e regeneração das partes do corpo

— proteínas são moléculas estruturais que desempenham importante função na arquitetura das células.

Regulam os processos fisiológicos

— as vitaminas são, em sua maioria, co-fatores enzimáticos, isto é, agem estimulando certas enzimas. As enzimas, por sua vez, controlam as reações química, o que afeta as atividades químicas do corpo (metabolismo).

d)(V) Carboidratos; proteínas; vitaminas. 

_______________________

.

07.(D)

_______________________

.

08. (A)

– Beribéri (inflamação e degeneração dos nervos)

– 4. Vitamina B1 (Tiamina)

.

– Irritabilidade, convulsões, anemia, contrações musculares involuntárias

– 2. Vitamina B6 (Piridoxina)

.

– Raquitismo e enfraquecimento ósseo

– 5. Vitamina D (Calciferol)

.

– Escorbuto (lesões na mucosa intestinal, com hemorragias; sangramento gengival, fraqueza)

– 1. Vitamina C (Ácido ascórbico)

.

– Fissura na pele, tais como rachaduras nos cantos da boca

– 3. Vitamina B2 (Riboflavina)

.

_______________________

.

09. (B)

.

_______________________

 

10.(B)

.

_______________________

.

11. (B)

1. O aumento da concentração de gás carbônico no ar inspirado dificulta as trocas de CO2 dos alvéolos com o ar.

A difusão dos gases sempre se dá do meio mais concentrado para o meio menos concentrado

2. Com mais CO2 no ar inspirado para o interior dos alvéolos, menos CO2 acaba saindo do sangue.

3. Com mais CO2 no sangue, o sangue fica com pH mais ácido – lembre que, dentro das hemáceas o CO2 rege com a água sob controle da enzima anidrase carbônica formando ácido carbônico.

4. O pH ácido estimula o centro respiratório do bulbo a acelerar o ritmo respiratório.

5. O ritmo respiratório acelerado faz com que a pessoa respire mais vezes por minuto e, por consequência, uma quantidade maior de ar acaba passando pelos pulmões (ventilação pulmonar).

.

_______________________

.

12.(V-F-F-V-V) 

(V) O monóxido de carbono liga-se de forma irreversível à hemoglobina. Assim, a hemoglobina fica com menos sítios livres para se ligar em moléculas de gás oxigênio, o que dificulta o transporte deste gás pelo corpo.

(F) “majoritariamente” — a maior parte do CO2 é transportado no plasma da forma de íons bicarbonato e não ligado à hemoglobina. Observe o esquema.

(F) o monóxido de carbono combina-se com a HEMOGLOBINA e não com o ácido carbônico no plasma.
Alcalose — processo de alcalinização.

Acidose — processo de acidificação.

(V) a irritação causada pelo alcatrão e outros resíduos do cigarro diminuem os movimentos dos cílios das vias respiratórias e aumenta a produção de secreção, causando tosse e pigarro, o que pode levar à perda da elasticidade pulmonar, dificultando a ventilação.

(V) O cigarro é fonte de CO ( monóxido de carbono). O CO liga-se irreversivelmente à hemoglobina, o que dificulta o transporte de gases no corpo. Desta forma, menos gás oxigênio será transportado para os tecidos do corpo. Parte do CO2 também é transportada pela hemoglobina. Uma vez que parte da hemoglobina está inutilizada pelo CO, os níveis de CO2 tendem a aumentar no sangue. A enzima anidrase carbônica converte CO2 e água em ácido carbônico dentro das hemáceas. Assim, com mais CO2 no sangue, maior será também a acidez do sangue. 

.

_______________________

.

13. (B)

Observe que na parte esquerda do esquema os tecidos do corpo estão liberando gás carbônico para o sangue e absorvendo gás oxigênio para as células.

Observe agora nosso esquema de aula:

Já na parte direita do esquema, as trocas estão acontecendo nos alvéolos pulmonares, lugar onde o bicarbonato junta-se com os íons hidrogênio liberados pela hemoglobina.

.

a)(V) O processo de trocas gasosas nos pulmões recebe o nome de hematose.

b)(incorreto) A baixa concentração de O2 no sangue dos capilares alveolares faz com que O2 no alvéolo passe do ar alveolar para o sangue no capilar por DIFUSÃO SIMPLES e não difusão facilitada. A DIFUSÃO FACILITADA é um tipo especial de transporte passivo transmembrana que ocorre com auxilio de proteínas-transmembrana onde a GLICOSE e alguns AMINOÁCIDOS são transportados.

c)(V) O CO2 é forçado a reagir com a água no interior das hemáceas por ação da enzima anidrase carbônica. Observe o esquema:

.

d)(V) O excesso de gás carbônico acidifica o sangue. O bulbo, no encéfalo, é estimulado a comandar os movimentos respiratórios de inspiração e expiração em função do pH sanguíneo.

_______________________

.

14. Monte o esquema — lado direito, sangue venoso!!!

***01) O sangue, passando pelas veias cavas, chega ao coração, rico em CO2.

***02) O sangue, passando pela artéria pulmonar, sai do coração e vai ao pulmão, onde sofre hematose.

***04) 0 sangue, passando pela veia pulmonar, chega ao coração, saturado de O2.

***08) O sangue, saindo do coração pela artéria aorta, circula pelo corpo, passando pelos rins, onde sofre filtração.

***16) O sangue, uma vez filtrado nos rins, circula e entra no coração pela aurícula direita.

***32) O sangue, ao circular pelos diferentes tecidos do corpo, executa a função de transportar gases, nutrientes e pro- dutos de excreção.

.

_______________________

.

15. (B)

.

Os nódulos sinoatrial e atrioventricular são gânglios nervosos que controlam o ritmo de contração cardíaca. Problemas nestes nódulos podem levar à ARRITMIA do coração..

.

_______________________

.

16. (B)

a)(V)  A figura indica obstrução da coronária. A artéria coronária, por sua vez, é responsável em nutrir o coração. Assim, na medida em que a artéria coronária fica obstruída por placas de gordura (ateromas), o sangue circulará com dificuldade podendo levar a morte do tecido cardíaco (infarto do miocárdio).

b)(incorreto)  A lesão do miocárdio é consequência da falta de irrigação sanguínea (isquemia) e não da morte das células endoteliais.  Células endoteliais são as células que formam a camada interna que reveste as artérias.

c)(V)  A ingestão de gordura animal e o sedentarismo são fatores de risco que contribuem para a formação das placas gordurosas que podem obstruir as coronárias.

.

d)(V)  Sem irrigação sanguínea o coração fica sem suprimento de glicose e gás oxigênio, o que compromete a atividade das mitocôndrias e a produção de energia nas células musculares.

.

_______________________

.

17. (E)

 

.

a)(V) Lembre que as Válvulas ou Valvas cardíacas impedem o refluxo de sangue.

b)(V) Valva tricúspide (2) passa sangue venoso (LADO DIREITO, sangue VENOSO) —  Valva mitral (4) é rico em oxigênio (LADO .

c)(V) o sangue que sai do ventrículo esquerdo, passa pela valva aórtica (3) e daí para a aorta, que distribui o sangue para o restante do corpo.

d)(V) no átrio direito chega o sangue proveniente do corpo, ele passa para o ventrículo direito através da valva tricúspide, daí o sangue é bombeado para a artéria pulmonar.

e)(incorreto) As veias pulmonares retornam dos pulmões trazendo sangue arterial que foi oxigenados nos alvéolos e não sangue venoso como afirmado.

.

_______________________

.

18. (A)

I. (V) Em V1 e V2 circula sangue arterial.

A artéria AORTA leva sangue arterial para todo o corpo. A Artéria aorta se ramifica em artérias menores, as arteríolas. As arteríolas ramificam-se e capilares. Assim, artéria aorta, arteríolas e capilares transportam sangue arterial.

II. (F) Válvulas ou valva são estruturas que tem como função impedir o refluxo de sangue. Elas ocorrem nas veias e não nas arteríolas e capilares.

.

.

Temos também duas válvulas em artérias no início da artéria pulmonar e aorta, no coração.

.

III.(F) As hemáceas não saem de dentro dos capilares. Os poros ou fenestrações encontrados nos capilares não tem tamanho suficiente para permitir a saída de hemáceas.

.

.

_______________________

.

19.

(V) O sangue que sai do ventrículo esquerdo segue pela artéria aorta e daí vai nutrir o corpo inteiro. A pressão que a musculatura do ventrículo esquerdo exerce no sangue é enorme, afinal, o sangue tem que ir para todas as partes do corpo. Além disto, a artéria aorta possui uma espessa camada muscular lisa e muitas fibras elásticas que ajudam a impulsionar o sangue em sua longa trajetória.

.

 

(V) Quando o ventrículo esquerdo se contrai e bate, ele empurra o sangue em alta pressão para a artéria aorta. Da aorta, o sangue segue sob alta pressão para as artérias que se ramificam a partir dela. A pressão do sangue se faz sentir nas artérias. Quando o coração entra em sístole (contração), a pressão nas paredes das artérias sobe para 120 milímetros de mercúrio. Na sequência, o sangue segue seu caminho, as artérias relaxam e a pressão cai para 80 milímetros de mercúrio.

.

(V) A pressão arterial vai naturalmente diminuindo na medida em que as artérias vão se ramificando em arteríolas e as arteríolas vão se ramificando em milhões de capilares. As arteríolas ainda possuem musculatura lisa e muitas fibras do tecido conjuntivo, o que ajuda ainda mais a reduzir a pressão. Os capilares perdem parte do plasma por seus poros a fim de nutrir os tecidos. Esta saída de plasma do sangue para os tecidos ajuda a diminuir o volume de sangue dentro dos capilares e, por consequência, ajuda a diminuir a pressão nas paredes destes vasos.

.

(F) Trata-se exatamente do contrário. Artérias possuem uma espessa camada muscular lisa protetora. Como nas veias a pressão é muito mais baixa que nas artérias, as veias apresentam bem menos tecido muscular e tecido conjuntivo elástico como as artérias.

(V) As veias maiores do corpo se encontram no meio dos grandes músculos. Quando estes músculos se contraem, esmagam as veias empurrando o sangue adiante. O sangue somente não retorna por causa da valvas ou válvulas das veias que impedem o refluxo de sangue. Observe a figura:

.

_______________________

.

20. (B)

Ciclo Cardíaco

O coração atua como uma bomba muscular, que gera pressões variáveis enquanto seus átrios e ventrículos contraem e relaxam.

A contração do coração inicia-se em uma região do átrio direito, no nó sinoatrial, e estende-se a ambos os átrios, daí aos ventrículos e, finalmente, à base da aorta.

Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo. O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos. O período sistólico e o período diastólico.

I. (F) O ciclo cardíaco é uma sequência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração. O início do ciclo é marcado pela SÍSTOLE e não diástole dos átrios.

II. (V) A circulação é organizada de tal modo que o lado direito do coração bombeia sangue para os pulmões, fenômeno chamado de circulação pulmonar, e o lado esquerdo bombeia sangue para o resto do corpo, fenômeno chamado de circulação sistêmica.

.

.

III. (V) O coração propriamente dito consiste em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios estão separados dos ventrículos pelas valvas mitral e tricúspide, que impedem o refluxo do sangue para os átrios quando os ventrículos se contraem. O refluxo de sangue da artéria pulmonar e da aorta para os ventrículos é impedido pelas valvas pulmonar e aórtica.

IV. (F)  Esses vasos sanguíneos são inervados por fibras nervosas SIMPÁTICAS e não pelas fibras nevosas parassimpáticas.

_______________________

.

Os Comentários Estão Fechados.