Aula 30

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 1 Comentário
Tech tipsComputer Tricks

Aula 30 – Noçoes de Imunologia – II

 

30.01. (A)

a)(V) Os mastócitos indicados pelo número 1 liberam histamina que induz a vasodilatação.

b)(F) As células que passam do capilar para o tecido (diapedese) a fim de fagocitar as bactérias são os leucócitos e os linfócito, e não os eritrócitos como afirmado. Lembre que os eritrócitos (hemáceas) são responsáveis pelo transporte de gases e não defesa.

c)(F) Os macrófagos são células de defesa que fagocitam partículas estranhas. Quem libera a histamina são os mastócitos. A histamina tem ação vasodilatadora e não anticoagulante. Ação anticoagulante é função da heparina (também liberada por mastócitos em situação especial).

d)(F) No tecido epitelial de revestimento não há vasos sanguíneos.

e)(F) As plaquetas ou trombócitos são produzidas pela medula óssea vermelha e não pelo plasma (a porção líquida do sangue).

 

* HEMATOMA – O choque (traumatismo) leva ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos (capilares) e ao acúmulo de sangue no local, o que faz surgir um hematoma.

 .

30.02. (E)

Lembre que a vacina, além de estimular a produção de anticorpos, também estimula a produção de células de memória, o que permite uma resposta imunológica mais rápida no caso de novas contaminações.

a)(F) Macrófagos são células de defesa produzidas pelo tecido conjuntivo e nada tem a ver com a ação das vacinas.

b)(F) A grande vantagem da vacina não são os anticorpos que ela induz o sistema imune a produzir. Eles não duram muito tempo no sangue. A grande vantagem da vacina é a produção de células de memória imunológica. Elas podem produzir grandes quantidades de anticorpos em pouco tempo e reagir prontamente quando ocorrer novas infecções.

c)(F) As hemáceas ou eritrócitos são responsáveis pelo transporte de gases e nada tem a ver com o sistema imunológico.

d)(F) Os linfócitos são produzidos pelo tecido linfoide e não por estímulo de vacinas.

e)(V) A grande vantagem da vacina é a produção de células de memória imunológica. Elas podem produzir grandes quantidades de anticorpos em pouco tempo e reagir prontamente quando ocorrer novas infecções.

 .

30.03. (E)

Tanto vacina quanto o soro contribuem com a resistência do organismos contra ataque de invasores. Assim, vacinas e soros contribuem para a redução de mortes por doenças.

 .

30.04. (B)

Imunização ativa – corresponde à vacina.

a)(F) Verminoses – não há vacina.

b)(V) Tétano, difteria, poliomielite – prevenidas pelo uso de vacinas.

c)(F) Verminoses – não há vacina.

d)(F) Doença de Chagas – não há vacina.;

e)(F) Sífilis e verminose – não há vacina.

 .

30.05. (C)

c)(V) mastócito – célula do tecido conjuntivo responsável pela produção da Histamina (vasodilatador) e da Heparina (anticoagulante).

 .

30.06. (D)

III.(F) Anticorpos não são células. Anticorpos são MOLÉCULAS proteicas produzidas em resposta aos antígenos identificados pelo sistema imunológico. Os anticorpos podem ou não destruir os antígenos.

 .

30.07. (B)

Segundo o enunciado, os ratos portadores do interferon gama (IFN) são mais resistentes ao protozoário da Leishmania. O anticorpo anti-IFN tem o poder de destruir ou inativar o interferon gama. Assim, um rato que recebe o anticorpo, vai apresentar menos interferon gama e estará menos protegido aos ataques do protozoário  Leishmania.

 .

30.08. (00, 01, 02)

03)(F) Os MASTÓCITOS são responsáveis pela secreção de histamina e não os macrófagos, conforme afirmado.

04)(F) SOMENTE os linfócitos T originam-se no timo.

 .

30.09. (E)

Quando se perde parte da pele, que é uma barreira imunológica importante, agentes externos (bactérias, vírus, etc.) podem entrar para o interior do corpo e causar sérios problemas. Este elementos estranhos que podem invadir o corpo são os ANTÍGENOS. Contra antígenos, as células do tecido conjuntivo da pele chamadas PLASMÓCITOS produzem ANTICORPOS.

 .

30.10. (C)

 .

30.11. (A)

ext 2013 aula 30 teste 11 

.

30.12. (D)

A rejeição ocorre quando o sistema imunológico do RECEPTOR não reconhece o órgão transplantado como parte do corpo. Neste caso, o sistema imune do RECEPTOR produz anticorpos contra o órgão recebido e sua situação complica.

 .

30.13. (A)

O tal anticorpo que se liga à nicotina bloqueando sua ação, é uma substância produzida em laboratório e estranha ao corpo. Uma vez inoculada no corpo humano, o sistema imunológico a entende como uma substância invasora (antígeno) e passa a reagir imunologicamente contra ela. Esta ação implica alguns efeitos colaterais como febre e inflamação, típicas da maioria das infecções que uma pessoa pode sofrer.

 .

30.14. 51(01,02,16,32)

04)(F) melhor compreensão da evolução da virulência dos patógenos reemergentes é um fator que contribui para REDUZIR novos surtos de doenças.

08)(F) campanhas de vacinação é um fator que contribui para REDUZIR novos surtos de doenças.

30.15. 30 (02, 04, 08, 16)

01)(F) Dããããã

64)(F) A tecnologia moderna poderá resolver TODOS TODOS TODOS, mas, TODOS TODOS os problemas relativos à saúde? É isso mesmo? Será assim mesmo no futuro? Tem certeza disto?

 .

30.16. (C)

 .

30.17. (B)

Às vezes a doença se manifesta com sintoma leve. Vacinas feitas com vírus abrandados possuem o agente causador da doença. Este agente, porém, é selecionado e, em alguns casos, provoca a doença com sintomas muito brandos que não chega a causar problemas para a pessoa. Desta forma, seu sistema imunológico é estimulado a produzir os anticorpos mas, não sofre seus efeitos mais graves. O erro na afirmação está, portanto, em: “normalmente a doença não se manifesta, nem mesmo de forma branda.”.

 .

30.18. (A)

A química do invasor (antígeno) é o elemento chave que estimula o sistema imune a produzir os anticorpo. Assim proteínas de um vírus, bactérias ou até mesmo um verme, como apresentado no enunciado, podem muito bem estimular o sistema imune a reagir e produzir anticorpos. Este, aliás, é o princípio de funcionamento do sistema imunológico. Proteínas presentes na vacina estimulam o sistema imune a produzir anticorpos.

 

 

1 Comentário até ao momento.

  1. Nathalia disse:

    Professor, acho que os testes não tem muito a ver com a aula de hoje… beijãozaobao

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.