Aula 26

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 2 Comentários
Tech tipsComputer Tricks

26.01. [c]

O nervo ótico conduz sinais elétricos da retina para processamento e criação da visão no cérebro.

____________________

26.02. [b]

a)(F) A córnea é transparente. Pigmentada e que dá a cor do olho é a íris;

c)(F) Cones e bastonetes situam-se na retina e não no branco externo do olho, a esclerótica;

d)(F) O humor aquoso preenche a região entre a córnea e o cristalino, na frente do olho;

e)(F) A pupila é uma pequena abertura da íris e não do cristalino.

____________________

 26.03. [d]

A íris é a região pigmentada do olho.

 ____________________

26.04. [d]

A lente do olho é o cristalino e não a córnea.

____________________

26.05. [d]

A catarata está relacionada com a perda da transparência do cristalino.

 ____________________

26.06. [b]

III. O cristalino é uma lente BICONVEXA e não bicôncava que focaliza a imagem na retina.

IV. Quando procuramos observar objetos distantes, o cristalino está RELAXADO e não sob tensão.

____________________

26.07. [b]

No esquema I, o foco está depois da retina (hipermetropia). No esquema 2, o foco coincide com a retina (visão normal). No esquema 3, o foco está antes da retina (miopia)

____________________

26.08. [c]

a)(F) A coróide e não a retina garante a alimentação dos tecidos dos olhos humanos. A retina é tecido nervoso e não apresenta pigmentação. A pigmentação do olho é característica da íris.

b)(F) A coróide é a parte localizada entre a retina e a esclerótica (branco do olho). Quem sustenta o olho são os músculos oculares e não a coróide. Quem mantém os olhos abertos são as pálpebras e não a coroidite.

c) A córnea é o primeiro meio de refração do feixe luminoso que incide no olho, isto é, a córnea é o primeiro meio que a luz atravessa em sua entrada para o interior do globo ocular. O cristalino focaliza a imagem na retina.

d)(F) A RETINA e não íris é rica em cones e bastonetes, células sensíveis do olho humano. Cones e bastonetes são neurônios e não células pigmentares.

____________________

26.09. [c]

Na escuridão da profundidade do lago, a íris tende a abrir ao máximo a pupila para conseguir mais luz e impressionar os neurônios da retina. Na subida à superfície, a abertura excessiva da pupila permitirá uma entrada massiva de luz, o que não bom para o olho. Assim, o reflexo é a redução da abertura da íris a fim de calibrar a entrada de luz no olho.

____________________

26.10. [e]

Uma vez que globo ocular é mais alongado horizontalmente que o normal, o foco proporcionado pelo cristalino se dará antes da retina e não em cima dela, como é o esperado em uma visão normal. O foco antes da retina caracteriza a miopia.

____________________

26.11. [c]

Na catarata, a transparência do cristalino fica seriamente comprometida devido ao desnaturamento das proteínas. Este processo degenerativo vai tornando o cristalino cada vez mais opaco e dificulta a passagem da luz para o interior do olho. Lembre que a função do cristalino é focalizar a imagem na retina.

____________________

26.12. [a]

Fotorreceptor é uma célula sensível à luz, como é o caso dos bastonetes e dos cones presentes na retina do olho. Os cones são neurônio que precisam de muita luz para serem ativados e proporcionarem a percepção de cor. À noite, uma vez que a quantidade de luz é bem menor, a maior parte da visão é gerada a partir dos dos bastonetes.

____________________

26.13. [b]

Com menos luz (ambiente de penumbra) a íris tende a diminuir, uma vez que sua abertura, a pupila, aumenta muito de tamanho, a íris se contrai, diminuindo sua área e a sua abertura, a pupila, aumenta, permitindo uma maior entrada de luz.

Objetos próximos precisam ser acomodados pelo cristalino. Assim, a musculatura que envolve o cristalino se contrai para deixá-lo mais espesso e garantir, assim, a perfeita focalização da imagem do objeto na retina.

____________________

26.14. [c]

A musculatura da íris se classifica como lisa e involuntária, semelhante à musculatura do esôfago, que proporciona a contração peristáltica e empurra o bolo alimentar até o estômago. Já a língua, bíceps e panturrilha (músculo da parte de baixo da perna – batata da perna), são músculos estriados e voluntários.

____________________

26.15. [b]

Todas verdadeiras.

____________________

26.16. [d]

O bastonetes são muito mais sensíveis que os cones na percepção de luz. Assim, animais de hábitos noturnos tendem a apresentar um número bem maior destes neurônio do que os cones.

____________________

26.17. [b]

II. (F) Os BASTONETES e não os cones são fotorreceptores extremamente sensíveis à luz; já CONES e não os bastonetes permitem a visão em cores.

III. (F) Problemas de visão podem ocorrer, como a miopia, que consiste na focalização incorreta de objetos mais DISTANTES do observador, sendo a imagem formada ANTES da retina.

____________________

26.18. 80 [16, 64]

01. (F) A imagem de um objeto se forma por completo na retina (estrutura IV) e não no cristalino (estrutura III).

02.  (F) III representa o cristalino, que é transparente e, portanto, não pigmentado. A pigmentação do olho é encontrada na íris.

04. (F) A estrutura I corresponde à córnea e não ao cristalino (estrutura III).

08. (F) A abertura indicada em II corresponde à pupila, abertura da íris e não à córnea (estrutura I).

32. (F) A miopia e a hipermetropia decorrem da formação incorreta da imagem na retina (estrutura IV) e não na córnea (estrutura I).

____________________

26.19.

a) A imagem é focalizada pelo cristalino depois da retina, o que formará uma imagem fora de foco para os objetos mais próximos do observador.

b) Cristalino.

____________________

26.20.

A luz refletida por um objeto chega ao olho, atravessa a córnea, atravessa o humor aquoso, passando pela abertura da pupila da íris, atravessa o humor vítreo e, finalmente, chegando na retina, onde impressiona neurônio fotorreceptores. Daí, sinais serão enviados pelo nervo ótico ao cérebro e a visão será processada e gerada.

____________________

 

 

2 Comentários até ao momento.

  1. Michele Aita disse:

    Oi NÉ! Professor, na questão 19 ele pede para explicar sobre Hipermetropia. A resposta no gabarito diz “A imagem é focalizada pelo cristalino antes da retina, o que formará uma imagem fora de foco para os objetos mais próximos do observador”. Não seria que a imagem se formaria depois da retina?. Obrigada.

    • Ricardo Gaúcho disse:

      Tem razão, Michele … já fiz a alteração lá … muito grato por ter me avisado … dá uma conferida no BLOG … coloquei até umas imagens para melhorar a explicação.
      abraço

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.