Aula 23

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 4 Comentários
Tech tipsComputer Tricks

 

23.01. [c]

O sangue venoso se torna sangue arterial nos alvéolos pulmonares, fenômeno conhecido como hematose.

____________________ 

23.02. [a]

1- Veias cava (sangue venoso)

2- artéria pulmonar (sangue venoso)

3- veias pulmonares (sangue arterial)

4- artéria aorta (sangue arterial).

____________________ 

23.03. [b]

O sangue recolhe nutrientes no intestino e distribui para todo corpo, assim como recolhe toxinas produzidas pela células e as conduz para os locais de eliminação.

____________________ 

23.04. [b]

a)(F) o sangue chega ao átrio esquerdo do coração (4) através das veias pulmonares e não pelas veias cavas como afirmado.

c)(F) do ventrículo esquerdo o sangue é bombeado para a artéria aorta e não para pulmonar como afirmado.

d)(F) dos pulmões o sangue volta ao átrio esquerdo e não para o átrio direito como afirmado.

e)(F) do ventrículo direito o sangue é bombeado para a artéria pulmonar e não para artéria aorta como afirmado.

____________________ 

23.05. [a]

Artéria pulmonar sai do ventrículo direito e segue para sofrer hematose nos pulmões.

A artéria aorta sai do ventrículo esquerdo e conduz o sangue para os tecidos do corpo (circulação sistêmica).

____________________

23.06. [b]

A veia cava inferior, que trás o sangue venoso da parte de baixo do corpo, chega no átrio direito do coração junto com a veia cava superior, que trás o sangue venoso da cabeça.

Do átrio direito, o sangue segue para o ventrículo direito, de onde será bombeado em direção aos pulmões conduzido pela artérias pulmonares.

Dos pulmões, o sangue segue, via veias pulmonares, até o átrio esquerdo e depois para o ventrículo esquerdo.

____________________

23.07. [b]

I- Sangue + O2 significa sangue arterial – o coração envia sangue arterial para o corpo por meio da arterial aorta (I).

II- sangue + CO2 significa sangue venoso – o sangue venoso vem dos tecidos e chega ao coração velas veias cavas (II); III- sangue + CO2 significa sangue venoso – o sangue venoso é enviado do coração aos pulmões pela artéria pulmonar (III).

IV- sangue + O2 significa sangue arterial – o sangue arterial é enviado dos pulmões para o coração por meio das veias pulmonares (IV).

____________________

23.08. [b]

b)(V) A circulação SISTÊMICA ou grande circulação se dá no sentido coração–corpo–coração (VE – pulmão – AE).

d)(F) Observe que o enunciado fala em relação à GRANDE circulação ou circulação SISTÊMICA. Apesar de ser verdadeiro o que está escrito nesta alternativa, não é resposta para o teste, uma vez que diz respeito à PEQUENA circulação e não a SISTÊMICA como diz no comando.

____________________

23.09. [d]

A circulação incompleta é aquela em que ocorre mistura de sangue venoso com sangue arterial dentro do coração, como ocorre nos anfíbio, por exemplo. A circulação é chamada de dupla quando o sangue passa duas vezes no coração antes de ser enviado para o corpo. Lembre que o sangue venoso vem do corpo e chega no átrio direito. Daí segue para os pulmões e retorna no átrio esquerdo. Assim, o sangue passou duas vezes no coração (circulação dupla). Este fenômeno ocorre em aves e mamíferos, uma vez que apresentam sistema circulatório muito semelhante. A afirmação “d” é incorreta porque o sangue venoso circula no lado direito do coração. O esquema mostra I (no lado direito) e a afirmativa diz que trata-se de sangue arterial (rico em O2, o que não é verdadeiro.

____________________

23.10. [d]

Dos pulmões, em direção ao coração, o sangue é conduzido pelas quatro veias pulmonares que chegam no átrio esquerdo conduzindo o sangue arterial.

____________________

23.11. [b]

a)(F) No lado esquerdo do coração circula sangue arterial e não sangue venoso.

c)(F) As válvulas do coração têm por função impedir o refluxo do sangue.

d)(F) O sangue é oxigenado nos alvéolos pulmonares e não nas paredes do coração como afirmado.

e)(F) Trata-se exatamente do contrário, isto é, a separação das cavidades do coração é o que dá controle do volume de sangue que será bombeado para os pulmões (lado direito) e para o corpo (lado esquerdo).

____________________

23.12. [d]

____________________

23.13. [c]

(01–V) As paredes dos ventrículos apresentam uma musculatura forte o suficiente para bombear o sangue para os pulmões (pequena circulação) e para o corpo pela artéria aorta (grande circulação).

(02–F) o átrio, de paredes relativamente fina quando comparadas às paredes dos ventrículos (que fazem mais força e apresentam paredes mais espessas e musculosas).

(03–V) eliminação do gás carbônico e absorção de gás oxigênio são fenômenos que ocorrem durante a hematose nos alvéolos pulmonares.

(04–F) O sangue retorna dos tecidos do corpo em direção ao lado direito do coração pelas veias cavas e não por artérias como afirmado.

____________________

23.14. 28[04, 08, 16]

01.(F) 7 – Artéria pulmonar – leva sangue venoso do ventrículo direito até os pulmões para a hematose.

02.(F) Nem todas as artérias são ramificações da artéria aorta. A artéria pulmonar que sai do ventrículo direito levando sangue aos pulmões para a hematose, não é derivada da artéria aorta. Olhe bem a imagem do teste e confira.

04. (V) Entre 4 (átrio esquerdo) e 3 (ventrículo esquerdo) está a válvula bicúspide ou mitral, que impede o refluxo do sangue.

08.(V) O sangue arterial sai pela artéria aorta (08) e segue para o corpo (10).

16.(V) O sangue arterial que volta dos pulmões (9), chega ao átrio esquerdo no coração por meio das veias pulmonares (5)

____________________

23.15. [d]

Em I, chegou sangue venoso rico em CO2 e sai sangue arterial rico em O2, o que permite deduzir que trata-se dos pulmões.

A partir de II, sai sangue rico em ureia que é enviado para os rins.

Uma das funções do fígado é a conversão da amônia extremamente tóxica presente no sangue em ureia, que é bem menos tóxica (ciclo da ornitina).

Uma vez no sangue, a ureia é transportada até os rins onde será eliminada na urina.

____________________

23.16. [a]

(2–F) A contração dos ventrículos, direito e esquerdo, garante a saída do sangue, respectivamente, para a artéria pulmonar (E) e para a artéria aorta e não veia aorta como afirmado.

(3–F) O sangue venoso que sai dos rins é levado ao átrio direito do coração pela veia cava inferior (B), e a artéria aorta e não veia aorta traz para os rins (e para outros órgãos) o sangue arterial.

____________________

23.17. [c] OPS!!! Erro de GABARITO

Organize o pensamento sa seguinte forma:

1. A radiação é injetada no corpo dos animais citados.

2. Este sangue chegará do corpo ao coração por veias no lado direito do coração.

3. Do coração, o sangue com a radiação seguirá para o pulmão onde poderá ser detectado por equipamentos.

É justamente no coração que as coisas mudam, uma vez que coração de tartarugas e mamíferos apresentam uma grande diferença estrutural.

Os quelônios (ordem das tartarugas e cágados) são répteis que apresentam os ventrículos cardíacos não completamente separados.

Assim, o sangue venoso se mistura com o sangue arterial dentro do próprio coração (circulação incompleta). O sangue venoso que chegou do corpo da tartaruga no coração trazendo a radiação injetada vai se misturar com o sangue sem radiação que está chegando do pulmão no lado esquerdo.  Parte deste sangue misturado vai para o corpo e outra parte vai para o pulmão. Desta forma, menos radiação chega ao pulmão, o que vai dificultar a detecção pelos aparelhos sensores.

Já no camundongo, que é um mamífero, os ventrículos são completamente separados e o sangue arterial que vem dos pulmões não se mistura com o sangue venoso que vem do corpo pelo lado direito do coração trazendo a radiação injetada. 

Desta forma, toda a radiação que foi injetada vai, do ventrículo direito, direto para os pulmões. Com uma quantidade maior de radiação chegando ao pulmão , fica mais fácil a sua detecção pelos aparelhos sensores.

____________________ 

23.18. [d]

(I–V)Uma das funções do fígado é a conversão da amônia em ureia (ciclo da ornitina). Neste processo bioquímico, é consumido CO2 que acaba sendo retirado do próprio sangue que passa pelo fígado. Isso explica porque a concentração de CO2 nos capilares do fígado é mais baixa do que em outros órgão do corpo humano.

(II-F) A artéria aorta conduz sangue arterial que acabou de vir dos pulmões. Assim, o sangue contido na artéria aorta é o sangue que apresenta a menor concentração de CO2 do corpo. O gráfico indica em B uma quantidade intermediária de CO2, o que não faz sentido para o sangue arterial contido na artéria aorta.

____________________

23.19. 

a) A transformação de sangue venoso em sangue arterial não é feita pelo coração. Este processo é chamado de hematose e ocorre nos alvéolos pulmonares.

b) Tanto no átrio direito como no ventrículo direito, circula sangue venoso. Já no átrio esquerdo e no ventrículo esquerdo, circula sangue arterial.

c) A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares. A hematose consiste num processo de trocas gasosas entre o sangue e o interior dos alvéolos. Por um processo de difusão simples, o gás oxigênio alveolar passa para o sangue e o gás carbônico do sangue passa para o ar no interior do alvéolo.

 ____________________

23.20.

Por que faz um trajeto mais curto pelos vasos sanguíneos do que a nicotina injetada em uma veia. Quando se traga a fumaça do cigarro, a nicotina chega aos alvéolos pulmonares e daí passa para o sangue. O sangue que sai dos alvéolos carregando a nicotina volta ao coração pelas veias pulmonares, passa pelo átrio esquerdo e segue para o corpo, por meio da artéria aorta, chegando no cérebro. A nicotina injetada na veia retorna ao coração por uma das veias cava e chega ao átrio direito. Daí, segue para o ventrículo direito e sai pela artéria pulmonar até os pulmões. Dos pulmões, retorna pelas veias pulmonares ao coração para então ser enviado ao cérebro.

____________________

4 Comentários até ao momento.

  1. Mariana caerano disse:

    Professor, entendi que na questão 8 a alternativa B está certa, mas o quê está errado na D?

  2. Guilherme urio disse:

    Na 23.14 parece que não é a explicação da questão.

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.