Aula 17

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 Sem Comentários
Tech tipsComputer Tricks

 

17.01. [E]

A principal matéria-prima prima do pão francês é a farinha de trigo que é rica em amido. O amido começa a ser digerido por ação da amilase salivar (ptialina).

 ____________________

17.02. [B]

Observe que a ação máxima da enzima se dá por volta do pH 1,8. Este pH é extremamente ácido, o que somente é encontrado no estômago. A principal enzima do estômago é a pepsina, uma protease que age no início da digestão das proteínas.

 

 ____________________

17.03. [C]

Como o próprio nome diz, amilase salivar é uma enzima que age sobre o amido.

 ____________________

 

17.04. [B]

A ptialina salivar é uma enzima que começa a digerir o amido, Sua ação converte enormes moléculas de amido em pequenas moléculas de maltose, um dissacarídeo que, posteriormente será digerido pela maltase intestinal.

 

 ____________________

17.05. [B]

Batata (rica em amido) – amilase salivar na boca; Carne (rica em proteína) protease no estômago.

 ____________________

 17.06. [A]

As glândulas gástricas produzem a pepsina na forma de zimogênio (enzima inativa). Quando a pepsina é secretada por estas glândulas, ela encontra um meio muito ácido no interior do estômago. Em meio ácido, o pepsinogênio se converte em pepsina. Desta forma, a parede estomacal não se autodigere, afinal, no seu interior encontra-se pepsinogênio e não pepsina.

____________________

17.07. [B]

A ptialina salivar é uma enzima que começa a digerir o amido da bolacha. Sua ação converte moléculas de amido em pequenas moléculas de maltose, um açúcar do tipo dissacarídeo, responsável pela sensação do gosto levemente doce. Quanto mais tempo mastigamos a bolacha, mais doce será a sensação. Além dos dissacarídeos, pedaços maiores de sacarídeos são liberados, os oligossacarídeos.

____________________

17.08. [B]

Carboidratos como o amido, são parcialmente digeridos na boca, uma vez que são transformados, em maltose (dissacarídeo). As vitaminas, por sua vez, são moléculas tão pequenas que não precisam ser quebradas (digeridas). São simplesmente absorvidas pelo intestino e passa para a corrente sanguínea.

____________________

17.09. [D]

Ver figura do tubo digestório.

 ____________________

17.10. [B]

Hidrólise é um processo de quebra de macromoléculas com a participação de moléculas de água juntamente com a ação de enzimas digestivas. Grandes moléculas, portanto, precisam ser quebradas (hidrolisadas) por ação enzimática ao longo do tubo digestório. Pequenas moléculas, no entanto, não precisam deste processo para serem absorvidas. É o caso, por exemplo, de água, vitaminas, sais minerais, álcool, etc.

____________________

17.11. [C]

O ambiente ácido do estômago favorece a ação da pepsina, enzima que dá início a digestão das proteínas.

 ____________________

17.12. [A]

Ver esquema de dentição.

 ____________________

17.13. [D]

Hidrólise é um processo de quebra de macromoléculas com a participação de moléculas de água juntamente com a ação de enzimas digestivas. Proteínas, depois de completamente digeridas, originam aminoácidos. Lipídios, uma vez digeridos, originam ácidos carboxílicos (ácidos graxos) e glicerol (O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal).

 ____________________

17.14. [B]

  1. (F) em temperaturas de 0oC e 60oC as enzimas não conseguem catalisar as reações digestivas.

II.(V) No tubo digestório de uma pessoa saudável, a temperatura oscila entre 30oC e 40oC e a digestão efetivamente acontece, como mostra o quadro.

III.(F) De 10oC para 20oC e de 40oC para 50oC não houve duplicação conforme afirmado.

 ____________________

17.15. [E]

A mastigação estimula a liberação de suco gástrico rico em ácido clorídrico. O excesso de ácido contribui para aumentar a irritação dos tecidos da parede do estômago.

____________________

17.16. [C]

Leite fornece, além de proteínas, gorduras e açúcares (lactose); Cafezinho – fornece açúcares, vitaminas e sais minerais; O álcool presente nas bebidas alcoólicas apresenta um alto índice de calorias. Melhor que ingerir o suco natural é comer a própria fruta, uma vez que elas fornecem fibras e proteínas que não estão presentes no suco.

 ____________________

 17.17. [D]

O amido começa a ser digerido na boca por ação da ptialina salivar. Este processo forma um dissacarídeo chamado maltose. A maltose, por sua vez, será hidrolisada no intestino delgado pela ação da enzima maltase, que converterá a maltose em glicose.

 ____________________

 17.18. [A]

A vacina em questão deve ser de natureza proteica. Por isso a cápsula protege a vacina da ação enzimática do estômago, responsável em iniciar a digestão de proteínas.

 ____________________

17.19.

A digestão de proteínas no estômago seria prejudicada, uma vez que a pepsina é produzida em sua forma inativa, o pepsinogênio. O pepsinogênio precisa de um meio ácido para se converter em pepsina ativa. Assim, sem a acidez necessária, não há formação de pepsina, o que impede a digestão no estômago.

 ____________________

17.20.

Adoçantes à base de xilitol não forneceriam os glicídios necessários às bactérias como ocorre com o açúcar branco tradicional. Sem uma fonte de energia, as bactérias não conseguem se desenvolver, o que, por sua vez, impede a formação de cáries.

 ____________________

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.