Aula 09

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 4 Comentários
Tech tipsComputer Tricks

09.01. [a]

78% da atmosfera corresponde ao gás nitrogênio (N2) e a intensificação do efeito estufa (aquecimento global) está associado principalmente com o aumento da concentração atmosférica de CO2 por ação humana (antropogênica – antropos — homem).

____________________

09.02. [b]

O aquecimento global está associado com desequilíbrios no ciclo biogeoquímico do carbono.

____________________

09.03. [c]

A inversão térmica está associada a sobreposição de uma camada de ar quente entre duas de ar frio, o que dificulta a circulação do ar e promove acúmulo de poluentes próximo à superfície.

Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. 

Para entendermos melhor este fenômeno climático, podemos usar como exemplo a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas.

____________________

09.04. [e]

Lembre que o vegetal consome CO2 durante o processo de fotossíntese. Com mais CO2 na atmosfera, em função da poluição e do desmatamento, a fotossíntese é abastecida com mais CO2 e se acelera. Com mais fotossíntese, uma vez que tem mais CO2 no ar, ocorrerá um pequeno aumento na produção de açúcares por parte dos vegetais. Por estranho que possa parecer, o aquecimento global, apesar de um sério problema ambiental, tem certos efeitos benéficos para certos organismos. Em um primeiro momento, alguns vegetais se beneficiam com mais CO2 no ar, fazendo mais fotossíntese.

____________________

09.05. [b]

A queima dos combustíveis fósseis a partir do material depositado na camada do pré-sal vai contribuir para um acúmulo maior ainda de CO2 e outros óxidos na atmosfera. Com mais gases-estufa na atmosfera, mais calor será retido, o que, por sua vez, vai contribuir para intensificação do aquecimento global.

Observe algumas imagens sobre o pré-sal para melhorar sua visão sobre o assunto:

 

____________________

09.06. [c]

Não há nenhuma chuva de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares caindo nas cidades nos dias de hoje. Esta radiação já caiu e se dispersou pela atmosfera há muito tempo, desde quando os testes foram realizados, décadas atrás.

Os efeitos da radioatividade dependem da quantidade acumulada no organismo. Quanto mais material radioativo se acumula em nosso corpo, maior será o efeito mutagênico da radiação.

Pouca radiação, pouca mutação.

Muita radiação, muita mutação.

____________________

09.07. [e]

a)(F) A chuva ácida ou precipitação ácida não é consequência do aquecimento global e sim do acúmulo de oxiácidos na atmosfera que, reagindo com o vapor d’água, dão origem a uma série de ácidos que alteram o pH da água da chuva (óxido com água, ácido – chuva ácida).

b)(F) Nas próximas aulas, vamos estudar a Camada de Ozônio e os processos que levam ao seu enfraquecimento.

Veremos que os gases à base de CFC (cloro-flúor-carbono) são responsáveis pela destruição da Camada de Ozônio e não pelo aquecimento global do planeta (óxidos +metano).

Observe algumas embalagens de sprays que tem o selo de garantia:

c)(F) Organismos heterótrofos não sintetizam oxigênio. Organismos heterótrofos consomem o gás oxigênio nos processos de respiração mitocondrial. O gás oxigênio, por sua vez, é produzido, principalmente, na fase clara ou Ciclo de Hill do processo de fotossíntese (fotólise da água).

e)(V) Gases como CO2, CH4 (metano) e vapor d’água são considerados gases estufa, isto é, são capazes de reter calor na atmosfera terrestre.

____________________

09.08. [e]

Algas precisam necessariamente da luz para sobreviverem e promoverem a fotossíntese. A luz é importante para a quebra da molécula de água (fotólise da água), o que fornecerá hidrogênio para produção de GLICOSE.

____________________

09.09. [a]

Apesar de produzir óxidos de nitrogênio, devido a alta pressão e a alta temperatura encontrados no ambiente interno do motor quando em funcionamento, o biodiesel não apresenta nenhuma vantagem reguladora na produção deste tipo de poluente.

Como em qualquer motor à combustão interna, o nitrogênio do ar que é aspirado junto com o ar para o interior do motor será exposto exposto à alta pressão e à alta temperatura. Nestas condições bem diferentes da CNTP, o gás nitrogênio deixa de ser inerte e torna-se reativo. Em alta temperatura e alta pressão, típicas de um motor em funcionamento, o gás nitrogênio reage quimicamente com o gás oxigênio, dando origem a óxidos de nitrogênio (NOx). Estes óxidos de nitrogênio acabam saindo do motor pelo cano de descarga e lançados na atmosfera. Uma vez  na atmosfera eles podem reagir com a água, o que pode gerar moléculas de ácidos e formarem a chuva ácida. Estes óxidos também funcionam como gases estufa e colaboram com o aumento do aquecimento global. Os óxidos de nitrogênio também estão associados à chuva ácida, uma vez que reagem com o vapor d’água, e dão origem aos ácidos nitrogenados.

*** 1. O que é biodiesel?

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. Desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes e diversos outros cosméticos. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se podem produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

____________________

09.10. [a]

O monóxido de carbono liga-se irreversivelmente à hemoglobina, o que diminui sua capacidade de transporte de gases na corrente sanguínea.

Ligada ao CO, a hemoglobina tem seus sítios livres ocupados, impedindo que o O2 e o CO2 possam se ligar a ela e serem transportados pelo sangue.

 ____________________

09.11. [c]

II. Material particulado – diz respeito à poeira e partículas maiores que certas atividade humanas liberam para a atmosfera.

III. Hidrocarbonetos – são gases liberados, principalmente na queima incompleta de combustíveis fósseis como gasolina, querosene e diesel. O principal problema dos hidrocarbonetos é seu efeito cancerígeno. Nos grandes centros urbanos as pessoas passam o dia todo respirando gases contaminados pelos hidrocarbonetos liberados pelos carros.

c)(V) CO2 – efeito estufa; SO2 – chuva ácida.

____________________

09.12. [a]

O monóxido de carbono liga-se irreversivelmente à hemoglobina, o que diminui a capacidade desta proteína de transporte de gases na corrente sanguínea.

Ligada ao CO, a hemoglobina tem seus sítios livres ocupados, impedindo que o O2 e o CO2 possam se ligar a ela e serem transportados pelo sangue. Assim, o CO2 aumenta no sangue, enquanto o O2 diminui.

____________________

09.13. [b]

Com mais gases estufa, maior será a retenção de calor no planeta.

____________________

09.14. [c]

As florestas maduras são formadas por árvores que armazenam enormes quantidades de carbono em suas moléculas orgânicas (celulose, lignina, etc.). Já as plantações, devido a sua pequena biomassa, não conseguem fixar tanto carbono quanto as árvores de uma floresta.

____________________

09.15. [V – F – V – F – V]

V– o ar mais frio tem mais dificuldade em subir e dispensar poluentes para as camadas mais altas.

Quando ocorre uma inversão térmica, uma camada de ar quente se coloca entre duas de ar frio. Assim, o ar frio que está junto ao solo não tem força para subir, ficando estacionário. Os poluentes não se dispersam, uma vez que o ar está parado em baixo. Desta forma, diz-se que, durante a inversão térmica, a convecção do ar está INTERROMPIDA, a final, enquanto durar a inversão, o ar da superfície não sobe.

Observe na figura acima que a fumaça não sobe. A convecção foi interrompida, o ar para de circular até que se desfaça a inversão térmica.

Convecção – o ar quente sobe e o ar mais frio desce

F– O etanol é um combustível menos eficiente que a gasolina, uma vez que é consumido cerca de 30% mais rápido que a gasolina. Assim,  um carro a álcool gasta cerca de 30% mais combustível por quilômetro rodado do que um carro movido à gasolina.

V– as queimadas de cana-de-açúcar não acrescentam CO2 adicional à atmosfera, como é o caso dos combustíveis fósseis.

F

V– o monóxido de carbono liga-se de forma irreversível à hemoglobina, reduzindo sua capacidade de transporte de oxigênio e gás carbônico no sistema circulatório.

____________________

09.16. [a]

Observe que as afirmativas B, C, D, e E são absurdas.

A chuva ácida não aumenta temperatura da água, acidifica a água ao invés de alcalinizar, não aumenta o nível da água nem deixa a água salgada.

b)(F) Lixiviação é sinônimo da palavra lavação. Este assunto será estudado na aula 11, mas, vamos adiantando algumas coisas.

Quando ocorre o desmatamento de uma área, o solo fica exposto à ação da erosão, uma vez que a terra está desprotegida. A chuva cai no solo e vai se infiltrando por entre os zilhões de grãos de areia da terra. Na medida em que a água vai descendo, ela vai “lavando” , isto é, lixiviando os grãos de areia e toda a riqueza em sais minerais vai sendo levada para as profundezas da terra. Daí, diz-se que este solo está lixiviado, lavado, empobrecido de sais minerais.

Quando as árvores estão presentes, suas raízes recuperam os sais minerais que descem pela ação lixiviadora da água. Observe as figuras:

As setas azuis representam a água da chuva descendo por entre os grãos de areia e lavando (lixiviando) os sais minerais e os levando para as profundezas do solo.

As raízes, no entanto, recuperam os sias minerais e os trazem para a superfície novamente.

Sem as raízes, os sais minerais descem, porém, não sobem mais – o solo está lixiviado – lavado.

____________________

09.17. [e]

1 e 2.  — Corais – mortalidade

Parte da mortalidade dos corais é provocada pela mudança de temperatura na água oceânica. Os corais e as comunidades bióticas que neles vivem são extremamente sensíveis às variações térmicas. Em várias várias regiões do mundo os corais estão morrendo. Outra causa da mortalidade destas comunidades é o processo de acidificação do oceano. Veja o esquema:

3. Pesca de Arrasto –

Com o aumento da concentração de CO2 na atmosfera, os oceanos absorvem volumes cada vez maiores desse gás, levando a um aumento da acidez e diminuição do pH, o que prejudica gravemente a capacidade dos corais de construírem seus esqueletos, os quais formam as fundações dos recifes.

____________________

09.18. [e]

__ O que é carvão VEGETAL?

É aquele carvão feito a partir da lenha, isto é, carvão feito a partir de árvores cortadas e transformadas em carvão nas carvoarias – tipo o carvão usado para fazer churrasco.

__ O que é carvão MINERAL?

É um combustível fóssil formado de restos de vegetais de aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Quando queimado, o carvão mineral libera grandes quantidades de óxidos de enxofre, o que aumenta a formação da chuva ácida e acidificação dos recursos hídricos da região.

O enunciado diz que a tal fábrica deixo de usar carvão vegetal e passou a usar carvão mineral como fonte de energia.

Parando de usar o carvão vegetal, a fábrica contribui com a diminuição do desmatamento da área. Por outro lado, passou a queimar o carvão mineral (carvão fóssil). Este tipo de carvão fóssil é rico em enxofre. Com isso, e emissão de gases responsáveis pela chuva ácida aumentou enormemente.

____________________

09.19.

a)

1. bactérias aeróbicas;

2. nutrientes;

3. oxigênio;

4. Peixes.

b) A partir do tempo t2, o número de bactérias aeróbicas aumenta devido à disponibilidade de matéria orgânica na água. Devido ao consumo do oxigênio dissolvido na água, o número de peixes diminui porque esses animais não conseguem sobreviver em ambientes anóxicos.

____________________

09.20.

a) O efeito estufa é resultante da retenção de calor na atmosfera por ação de alguns gases como, por exemplo, gás carbônico, vapor d’água, metano e óxido de nitrogênio.

b) O aumento da concentração de gás carbônico em nossa atmosfera.

c) Primeiro caso: O aquecimento exagerado pode levar a um derretimento nas calotas polares o que liberaria enormes quantidades de água no oceano, aumentando, assim, o nível dos mares. Segundo caso: O excesso de gás carbônico na atmosfera favorece o fenômeno da fotossíntese, o que se reflete numa maior produção de matéria orgânica pelos vegetais.

____________________

4 Comentários até ao momento.

  1. Juraski m21 Batel!! disse:

    Boa tarde prof , exercício 15 primeira das frases…. Dizer que a convecção é” interrompida ” não é um exagero? Ela é reduzida.. o ar continua circulando. Acabei marcando falsa..

    • Ricardo Gaúcho disse:

      Oi, Rodrigo

      Dei uma melhorada na explicação para resolver a tua dúvida … dá uma lida lá e me diga o que achou … se for preciso, melhoro mais ainda…
      Um abraço

  2. Bruno Bertelli disse:

    Que irado esse blog.
    A resolução escrita desta maneira
    Esclarecedora e com imagens fica perfeito
    Para fixar qualquer conteúdo.
    Parabéns professor. E muito obrigado pela dedicação

  3. Juraski m21 Batel!! disse:

    Entendi professor ! Obrigado pela explicação,show !!

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.