Aula 04

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 2 Comentários
Tech tipsComputer Tricks

Sem Título

04.01. [c]

Na etapa I, o gás carbônico é absorvido no processo de fotossíntese e convertido em matéria orgânica (glicose).

Na etapa II, a matéria orgânica pode estar sendo queimada para liberação de energia, processo que elimina gás carbônico para a atmosfera.

Um exemplo disso poderia ser o álcool combustível sendo queimado por veículos.

  ____________________

04.02. [d]

  1. I – A fixação do carbono ocorre no processo de fotossíntese onde o CO2 atmosférico é absorvido pelo vegetal como fonte de carbono para a produção de matéria orgânica (glicose);

  2. II. Pode ser representado pela respiração aeróbia realizada pelas mitocôndrias;

  3. III. Vegetais que sofreram processo de fossilização podem ter dado origem a combustíveis fósseis que, quando queimados nos motores ou nas caldeiras, liberam gás carbônico para atmosfera.

  ____________________

04.03. [b]

Durante a fotossíntese ocorre uma fase chamada fotólise da água. Neste processo, moléculas de água são quebradas (lise) pela ação física da luz (foto). O hidrogênio constituinte da molécula da água é liberado nesta quebra e é incorporado à molécula de glicose (C6H12O6). Já o oxigênio da molécula da água é liberado para a atmosfera na forma de gás O2 e poderá ser utilizado pelos seres aeróbios no processo de respiração mitocondrial.

 ____________________

04.04. [a]

A- girafa libera CO2 (respiração mitocondrial.

B- vegetal absorve CO2 (fotossíntese).

C- vegetal libera CO2 (respiração mitocondrial).

D- restos de fezes e urina caem no chão e entram em decomposição pela ação de microorganismos decompositores.

E- a respiração mitocondrial e fermentação realizada por muitos tipos de decompositores libera CO­2 para atmosfera.

  ____________________

04.05. [b]

A- animais liberando CO2 para atmosfera (respiração mitocondrial).

B- vegetais absorvendo CO2 da atmosfera (fotossíntese).

C- plantas liberando CO2 para atmosfera (respiração mitocondrial).

  ____________________

04.06. [c]

A energia solar, absorvida no processo de fotossíntese, é armazenada nas ligações químicas da glicose e passará a fazer parte da matéria orgânica dos vegetais.

  ____________________

04.07. [b]

 ____________________

04.08. [c]

Na proposta do teste, assimilar tem o sentido de absorver.

Na decomposição não há assimilação de CO2 e sim liberação de CO2 (assimilação de CO2 somente ocorre na fotossíntese).

Na decomposição ocorre liberação de CO2 para a atmosfera. O CO2 é assimilado na fotossíntese.

 ____________________

04.09. [e]

Quanto mais plantações de cana-de-açúcar para abastecer a produção de álcool nas usinas, maior será a absorção de CO2 atmosférico para produção de matéria orgânica no processo de fotossíntese destes vegetais. Lembre que nem toda a biomassa da cana-de-açúcar é convertida em álcool combustível.

Assim, a queima do álcool libera uma quantidade de CO2 menor do que aquela absorvida pela fotossíntese. Parte do carbono fica no bagaço da cana.

 ____________________

04.10. [a]

a)(V) O carbono, necessário à produção de matéria orgânica para o corpo dos heterótrofos, provém da ingestão da matéria orgânica presente no corpo dos autótrofos. Ex.: os animais comem os vegetais e incorporam suas moléculas orgânicas ricas em carbono.

Observe este detalhe do esquema.

Sem Título

Ele indica que os produtos orgânicos, ricos em carbono, uma vez que são matéria orgânica, passam dos vegetais para os animais.

b)(F) O primeiro erro está no fato de que nem todos os autótrofos fazem fotossíntese. Lembre o caso das bactérias quimiossintetizantes.

Se considerarmos a fotossíntese, também há um erro. Durante o processo de fotossíntese ocorre produção de glicose (C6H12O6). Para isso é preciso 12 átomos de hidrogênio. De onde o vegetal tira tanto hidrogênio? Da fonte mais barata de hidrogênio do mundo, ou seja, a água (H2O). Durante a fotossíntese, ocorre a fotólise da água, processo em que o vegetal usa a luz solar para quebrar a molécula de água. Quando a água é quebrada, o HIDROGÊNIO se solta e é incorporado na molécula de glicose que está sendo produzida (C6H12O6).

Observe o esquema:

04.10 a

O oxigênio da água não tem nenhuma utilidade para o vegetal e é eliminado para a atmosfera, onde dará origem ao gás oxigênio (O2) que respiramos. Assim, “Os seres autótrofos NÃO utilizam o oxigênio livre para constituir suas biomoléculas (moléculas orgânicas). Produzindo biomoléculas, no caso a glicose, os vegetais PRODUZEM oxigênio que é liberado para o ar

c)(F) Moléculas de dióxido de carbono e água são incorporadas pelos autótrofos, pelo processo de FOTOSSÍNTESE e NÃO da respiração celular. Durante a RESPIRAÇÃO CELULAR estas moléculas são liberadas e não incorporadas.

Observe o esquema da respiração celular:

mitocôndria respiração celular illdid

d)(F) Os seres autótrofos são independentes. Como o próprio nome diz, eles são AUTOSUFICIENTES.

e)(F) A fotossíntese contribui para a REDUÇÃO concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Quanto mais fotossíntese, mais gás carbônico é retirado da atmosfera e fixado no corpo dos vegetais. Pense nas florestas e sua enorme biomassa. Aquela enorme quantidade de toneladas do corpo das árvores, aprisiona uma enorme quantidade de carbono que foi retirado da atmosfera.

  ____________________

04.11. [c]

I- fotossíntese (absorve CO2);

II- respiração mitocondrial realizada pelo produtor (libera CO2);

IV- respiração mitocondrial (libera CO2);

III- animais comendo plantas – nutrição – (transfere matéria orgânica e junto a energia do corpo dos vegetais para o corpo dos animais).

Em todos os processos (fotossíntese, respiração e nutrição) ocorre liberação (passagem) de energia.

  ____________________

04.12. [c]

 04.12 2017

Etapas 4 e 5

– Síntese de celulose e amido

   – Os vegetais armazenam parte da glicose que produzem durante a fotossíntese na forma de celulose e na forma de amido. É bom lembrar que animais não são capazes de produzir celulose nem amido.

Etapa 3

– Digestão da celulose

   – Bactérias que ficam no tubo digestório de ovelhas e vacas produzem a enzima chamada celobiase que é capaz de digerir a celulose, liberando glicose que é absorvida pelo intestino dos animais. Note que nem a ovelha e nem a vaca digerem diretamente a celulose, quem faz isso são os micro-organismos que vivem em simbiose dentro do tubo digestório destes animais.

Etapa 6

– Digestão do amido

   – Tanto a ovelha como a vaca produzem em seu trato digestivo enzimas capazes de digerir o amido, transformando-o em glicose.

Etapa 7

– Síntese de glicogênio

   – Assim como os vegetais armazenam glicose na forma de amido, os animais armazenam glicose na forma de glicogênio (amido – reserva de glicose vegetal; glicogênio– reserva de glicose animal).

Etapa 8

– Transformação do Glicogênio

   – Em mamíferos, o hormônio glucagon produzido pelo pâncreas estimula células do fígado a converterem glicogênio em glicose quando a taxa de glicose no sangue está baixa.

Este processo 8, portanto, somente pode ser realizados pelos animais na figura apresentada pelo teste.

Assim, os animais consumidores apresentados somente podem realizar as etapas 2, 3, 6, 7 e 8.

  ____________________

04.13. [E] ! ! ! ! ! ! OPS!!! ERRO DE GABARITO

Sem Título

I- Converte H2O em gás oxigênio. Este fenômeno ocorre na fase clara da fotossíntese e é chamado de fotólise da água. Zooplâncton NÃO realiza fotossíntese nem a fotólise da água.

   111

I- Converte CO2 em compostos orgânicos (fotossíntese) e é realizado SOMENTE por algas e vegetais do fitoplâncton.

222

II- Converte compostos orgânicos em CO2. Este fenômeno pode ser a respiração celular que é realizada tanto pelos animais do zooplâncton (I) como pelos vegetais do fitoplâncton (II).

333

 

II- Absorve gás oxigênio e libera água. Este processo ocorre durante a respiração celular e pode ocorrer tanto nos vegetais do fitoplâncton quando não estão fazendo fotossíntese, como também nos animais do fitoplâncton, cuja respiração mitocondrial consome gás oxigênio e libera água para o meio.

444

 

 ____________________

04.14. [e]

A- fotossíntese.

     B- respiração mitocondrial.

  ____________________

04.15. [c]

A decomposição total dos seres vivos transformará a matéria orgânica de seus corpos em água, gases e sais minerais que serão liberados para o ambiente.

Os combustíveis fósseis, por sua vez, são o resultado da decomposição incompleta de seres vivos.

Por isso que o petróleo e o carvão mineral, como exemplo de combustíveis fósseis, apresentam grandes quantidades de matéria orgânica em sua massa.

 ____________________

04.16. [b]

O número 2 do esquema pode representar a liberação de gás carbônico durante o processo de decomposição da matéria orgânica pela ação de decompositores.

O número 1 representa a fotossíntese, fenômeno que se caracteriza pela absorção de CO2 e de energia que será armazenada nas ligações químicas de moléculas orgânicas formadas no processo.

 ____________________

04.17. [e]

A- diz respeito às algas sendo devoradas pelos animais do zooplâncton. A fotossíntese acontece antes, quando o CO2 é absorvido pelo fitoplâncton como fonte de carbono para a produção de matéria orgânica.

B- diz respeito à liberação de CO2 por parte de animais (respiração mitocondrial).

C- diz respeito à decomposição realizada por decompositores.

  ____________________

04.18. 31 (01, 02, 04, 08, 16)

01.(V) Observe que as plantas liberam I que é absorvido pela respiração de animais, o que nos leva à conclusão de que I é o gás oxigênio. Lembre que na fotossíntese o vegetal quebra a molécula de água na fotólise e libera oxigênio para o ar.

Observe também que II é liberado pela combustão e respiração e imediatamente é absorvido pelos vegetais. II é, portanto, o CO2.

02.(V) Quando o oxigênio está na atmosfera ou dissolvido na água dos rios e oceanos, na forma de gás O2, diz-se que o oxigênio está no meio ABIÓTICO.

Quando o oxigênio faz parte de moléculas de proteínas, gorduras e açúcares, que são moléculas orgânicas, diz-se que o oxigênio está no meio BIÓTICO.

Preste atenção no oxigênio presente na fórmula da glicose, por exemplo – C6H12O6.

04.(V) Lembre que durante a fotossíntese o vegetal quebra a molécula de água numa fase chamada de fotólise da água e que nesta fase ocorre liberação de gás oxigênio para o ar.

04.10 a

08.(V) Observe o esquema:

 Sem Título

 16-(V) Uma das principais causas do aumento da concentração de CO2 na atmosfera é a queima de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão e o gás natural (CH4).

04.18-16

32.(F) Uma vez que os animais precisam do gás oxigênio e são os vegetais quem produzem este gás durante a fotossíntese, é lógico concluir que os vegetais (seres fotossintetizantes) devem ter se formado primeiro que os animais na história evolutiva da vida em nosso planeta.

Sem Título

 ____________________

 04.19.

a) Combustíveis fósseis são substâncias orgânicas resultantes da decomposição incompleta de organismos que viveram e foram soterrados há milhões de anos. O petróleo e o gás natural são formados a partir do soterramento e da decomposição parcial de animais e plantas marinhas. O carvão vem da acumulação de plantas terrestres, parcialmente decompostas, que cresceram em ambientes de pântanos;

b) O carbono liberado durante a combustão da madeira é um carbono que já fazia parte da atmosfera e foi retirado por ocasião da fotossíntese e fixado no corpo vegetal. Quando esta madeira queima, ele apenas retorna à atmosfera, concluindo um ciclo. Assim, com o replantio constante de árvores, a concentração de carbono se mantém estável na atmosfera.

  ____________________

04.20.

a) I – Fotossíntese; II – Respiração aeróbica;

b) O processo I, a fotossíntese, armazena energia nas ligações químicas de carboidratos; o processo II, a respiração aeróbica, libera a energia armazenada nas ligações dos carboidratos.

 ____________________

2 Comentários até ao momento.

  1. Amanda Maria disse:

    Professor, eu tenho uma dúvida na questão 13: o fitoplâncton também não realiza respiração celular? Se sim, a resposta poderia ser a letra e.

    • Ricardo Gaúcho disse:

      Olá, AMANDA

      Tu acabou de descobrir um furo do gabarito. Tu estás correta na tua colocação. Já anotei o erro e vou passar para a gráfica.
      Coloquei uma explicação detalhada lá na página de gabaritos. Dá uma olhada para ver como ficou.
      Abraçãozãobão!!!!!!

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.