Aula 03

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 4 Comentários
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Aula 03 – Pirâmides Ecológicas e Dinâmica das Populações

 

03.01. [a]

Fitoplâncton diz respeito aos seres fotossintetizantes aquáticos que são arrastados pelas correntes; zooplâncton diz respeito a pequenos animais aquáticos que são arrastados pelas correntes.

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03.02. [a]

A base de uma pirâmide alimentar está representada pelos seres autótrofos ou produtores. É a base porque sustenta todos os níveis acima.

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03.03. [d]

A base de uma pirâmide é um vegetal e não um animal. Além disto, cobras não comem capim e gafanhotos não comem cobras. 

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03.04. [c]

A energia sempre diminui ao longo de uma cadeia alimentar na medida em que vai se perdendo para o ambiente na forma de calor.

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03.05. [b] 

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03.06. [c] 

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03.07. [c]

Extraordinariamente, por curtos períodos de tempo durante à noite, a biomassa de zooplâncton (animal) pode ficar um pouco maior que a biomassa do fitoplâncton (vegetal). Assim que o dia nasce e a energia solar penetra na água, a fotossíntese começa a toda força e as biomassas se invertem. 

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03.08. [e]

I.(F) Quando as sardinhas se alimentam do zooplâncton elas consomem energia do segundo nível trófico que, por sua vez, contém, menos energia armazenada que o primeiro nível trófico, o nível das algas. Lembre que a energia disponível sempre diminui na medida em que passa de um nível trófico para outro. Assim, variando a dieta, varia também a quantidade total de energia consumida.

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 03.09. [c]

A pirâmide dos números pode ser invertida.

Veja o exemplo:

1 árvore → 20 passarinhos → 10.000 piolhos 

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03.10. 29 (01, 04, 08, 16)

02.(F) O conjunto de fatores ambientais que limita o crescimento das populações é a resistência do meio;

32.(F) A densidade de uma população DEPENDE diretamente das taxas de natalidade e mortalidade, assim como das taxas de emigração e imigração

Lembrando que densidade diz respeito ao número de indivíduos por metro quadrado. Quanto maior uma população, mais indivíduos por metro quadrado, maior, portanto, a DENSIDADE. 

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03.11. [b]

a)(F) A curva a representa tendência de crescimento da população e não seu crescimento real. Em princípio, qualquer população tende a crescer ao infinito, como indica a curva a. Na prática isso não acontece, uma vez que os recursos como alimento e espaço são limitados, o que impede o crescimento infinito proposto pela curva a;

b)(V) A curva b mostra o que realmente está acontecendo com a população em cada momento. Assim, a curva b representa o tamanho populacional máximo suportado pelo meio;

c)(F) O crescimento da densidade populacional indica que existe cada vez mais indivíduos por metro quadrado. Quanto mais organismos numa mesma área, mais competição, mais brigas, mais mortes, menos comida, menos água, mais doenças. Nestas condições a vida fica mais fácil ou mais difícil? Mais difícil. Isso significa, portanto, que a resistência do meio aumenta e não diminui como e afirmado;

d)(F) A taxa de crescimento indicado pela curva a é MUITO MAIOR no período [0, t1] do que a curva b. Observe o gráfico com atenção;

e)(F) As ordenadas das interseções da reta c com a curva b representam o número MÉDIO de indivíduos. Observe que a curva indica a média de indivíduos do período.

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03.12. [a]

a)(V) O crescimento da densidade populacional indica que existe cada vez mais indivíduos por metro quadrado. Quanto mais organismos numa mesma área, mais competição, mais brigas, mais mortes, menos comida, menos água, mais doenças. Nestas circunstâncias competitivas a vida fica mais difícil. Nestas condições de escassez, muitos organismos vão embora, isto é, emigram em busca de outras áreas com melhores chances de sobrevivência. Com a saída deste indivíduos emigrantes, a população diminui. Com menos indivíduos numa área, menor será a densidade;

b)(F) Observe, dois padrões de curvas, o que elas representam e como são denominadas.

c)(F) A capacidade de suporte do ambiente representa o máximo de indivíduos que um ambiente consegue sustentar e manter, por isso chama-se de capacidade de suporte do ambiente. Assim, a capacidade de suporte do ambiente determina a densidade máxima de indivíduos que uma população pode atingir. Contrário do que é afirmado;

d)(F) A migração se dá entre populações de MESMA espécie. Os patos migram para lá. As baleias migram para cá. Quando pensamos em migrações estamos pensando naquele grupo específico que estamos estudando, ou seja, migrações de eres de mesma espécie;

e)(F) A imigração é um fenômeno no qual os indivíduos CHEGAM numa determinada região. Quem sai de sua terra natal é um emigrante e não imigrante, como afirmado. 

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03.13. [14(02, 04, 08)]

01)(F) A pirâmide está na posição normal e não invertida.

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04)(V) 0,2 de sapos + 0,8 de gafanhotos = 1,0 de consumidores.

Agora é só fazer uma regra de três:

500 = 100%

      1 = x%

500x = 100 … x= 100/500 … x= 0,2

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08)(V) 500/0,2= 2.500 … 0,8/0,2= 4

… O que dá uma proporção de 1:4:2.500

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16)(F) 0,8/0,2 = 4, isto é, a variação de biomassa do consumidor primário para o consumidor secundário é de 400%.

O crescimento, no entanto foi de 300%.

300% de 0,8 – exatamente 0,6 – Temos inicialmente uma massa de 0,2.

Para chegar a 0,8 é necessário somar 0,6, que corresponde ao crescimento de 300% que efetivamente ocorreu. 

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 03.14. 27 (01, 02, 08, 16)

04.(F) Quando a serpente come o peixe na cadeia:

fitoplâncton → moluscos → peixes → serpente,

ela se comporta como consumidor de terceira ordem.

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03.15. [e]

Uma vez que os consumidores primários estão próximos à base de suas cadeias alimentares, pode-se afirmar que variações nestas populações afetam bastante todas as demais populações de níveis tróficos superiores que dependem delas para sobrevivência. 

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03.16. [d]

Faz sentido afirmar que em épocas de chuva a biomassa vegetal aumenta e em épocas de seca, a biomassa diminui. Isso pode ser representado através de gráficos diferentes, dependendo da época do ano. Claro que uma biomassa vegetal menor que a biomassa animal somente pode ocorrer por curtos períodos de tempo. 

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03.17. [c]

A taxa de crescimento absoluto da espécie B é igual a 15.000 indivíduos/dias.

 

Crescimento Absoluto

Variação do número de indivíduos em um determinado período:

taxa de crescimento absoluto = (Nf – Ni) / t

Ni = n° de indivíduos no início do período considerado

Nfn°  de indivíduos no final do período considerado

t = duração do período considerado.

 .

taxa de crescimento absoluto = (Nf – Ni) / t

    30.000 / 2 dias = 15.000 / dia

 .

II. (F) O potencial biótico da espécie A é maior que o da espécie B.

.

Crescimento RELATIVO

A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial:

tx. de cresc. relativo = [(Nf – Ni) / Ni] / t

.

Crescimento RELATIVO

A … [(4000-1000)/1000] / 2 = 1,5

B … [(50000-20000)/20000] / 2 = 0,75

..

Quanto maior a taxa de reprodução, maior a capacidade de uma espécie sobreviver em seu ambiente.

Assim, quanto mais filhos são gerados, maiores serão as chances de a espécie se manter no ambiente.

Observe que o crescimento da espécie A é maior que o crescimento da espécie B.

A cresceu 400%, enquanto B, cresceu 250%.

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III.(V) A taxa de crescimento relativo da espécie A é igual a 1,5 indivíduos/dia enquanto que na espécie B é igual a 0,75 indivíduos/dia.

.

 Crescimento RELATIVO

A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial:

taxa de cresc. relativo = [(Nf – Ni) / Ni] / t

[(4000-1000)/1000] / 2 = 1,5

[(50000-20000)/20000] / 2 = 0,75

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IV.(V) As taxas de crescimento absoluto nos mostram que, no período considerado, o aumento da população da espécie B foi 10 vezes maior que o da população da espécie A; entretanto, a espécie B cresce em ritmo menos acelerado que a espécie A.

.

ESPÉCIE A     3.000 / 2 dias = 1.500 / dia

ESPÉCIE B   30.000 / 2 dias = 15.000 / dia

.

Crescimento RELATIVO

A … [(4000-1000)/1000] / 2 = 1,5

B … [(50000-20000)/20000] / 2 = 0,75

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V.(F) ESPÉCIE B   30.000 / 2 dias = 15.000 / dia 

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03.18. [e]
.

2004 ⇒ 25 – 12 + 15 – 09 = 19
.

2005 ⇒ 24 – 10 + 18 – 11 = 21
.

2006 ⇒ 26 – 14 + 16 – 08 = 20
.

2004 ⇒ 20 – 15 + 14 – 09 = 10
.

2005  22 – 14 + 15 – 13 = 10
.

2006 ⇒ 24 – 12 + 17 – 09 = 20
.

2004 ⇒ 18 – 12 + 12 – 08 = 10
.

2005 ⇒ 19 – 15 + 14 – 11 = 07
.

2006 ⇒ 21 – 14 + 13 – 05 = 15
.

2004 ⇒ 15 – 08 + 07 – 04 = 10
.

2005 ⇒ 16 – 11 + 09 – 03 = 11
.

2006 ⇒ 13 – 09 – 06 + 03 = 07
.

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03.19.

a) Sim, uma vez que o termo “produtor” não faz referência à produção de energia.

O termo “produtor” diz respeito à produção de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica absorvida do ambiente ao longo da fotossíntese;

b) Os decompositores obtêm energia a partir de todos os níveis de um ecossistema, uma vez que eles decompõem qualquer organismo morto ou resto biológico, independentemente do nível trópico a que pertence.

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03.20.

a) Plantas – 1° nível trófico; gafanhoto – 2° nível trófico; pássaro – 3° nível trófico; gavião – 4° nível trófico.

b) A população de plantas tende a diminuir, uma vez que os gaviões vão fazer diminuir o número de pássaros.

Com a redução do número de pássaros, haverá um aumento na população de insetos que, por sua vez, vão consumir um número maior de plantas.

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4 Comentários até ao momento.

  1. Cristiano disse:

    Olá. Sobre a questão 14 da aula 3. Item 8. Se a taxa de renovação do fitoplancton for superior a do zooplancton, como poderia a biomassa do 2 nível trófico superar a do 1?

  2. Marcella disse:

    Sobre a questão 3.20 se eu colocasse na prova os nomes dos níveis ao invés de mencionar a colocação numérica do nível estaria errado?

    • Ricardo Gaúcho disse:

      Não entendo o que tu queres dizer por “nome do nível” … escreve e manda como seria a tua resposta para eu te orientar.
      Abraçãozãobão!!!!!!

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