Aula 03

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 1 Comentário
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03.01. [E]

Na medida em que a energia vai passando de um nível para outro, ela vai diminuindo significativamente. Assim, quanto menos energia em um nível trófico, menos organismos conseguem se desenvolver. Quanto menos organismos, menos quilogramas de organismos em cada nível. Assim, excetuando as raras as exceções, a biomassa vai diminuindo de um nível para outro. Espera-se no últimos níveis as menores biomassas.

No caso apresentado, as cobras estão no último degrau da pirâmide e devem, portanto, apresentarem o menor valor de biomassa. No caso, os tais 40 quilogramas da alternativa E.

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03.02. [D]

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03.03. [B]

A energia SEMPRE diminui, na medida em que passa de um nível trófico para outro da cadeia alimentar. Lembre que a energia gasta por um organismos é perdida pelo sistema na forma de calor e não pode ser reciclada.

Assim, a pirâmide que representa a energia nunca pode ser invertida. Necessariamente os degraus vão diminuindo da base para o topo, como representado pela pirâmide I.

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03.04. [A]

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03.05. [b] 

Controle biológico de Pragas: o uso de organismos vivos para suprimir a população de uma praga específica, tornando-a menos abundante ou menos danosa.

Primeiro passo é fazer uma cadeia alimentar com os organismos apresentados no enunciado.

Pirâmide de BIOMASSA

Pirâmide II

As pragas são consumidoras da plantação.

Toda a biomassa de pragas é feita a partir da biomassa da plantação que é devorada.

Assim, tem mais biomassa (toneladas) de plantação do de que de pragas parasitas… Tem mais biomassa de pragas parasitas de que de joaninhas predadoras.

Pirâmide de ENERGIA

Pirâmide II

A energia SEMPRE diminui na medida em que a energia passa de um nível para outro. Assim, no nível trófico da joaninha, será encontrado o menor nível possível de energia na cadeia descrita no enunciado.

JOANINHA – 3

A joaninha, predadora da praga que ataca a plantação é a última a consumir, portanto, está no último nível trófico.

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03.06. [A] 

A energia SEMPRE diminui, na medida em que passa de um nível trófico para outro da cadeia alimentar. Lembre que a energia gasta por um organismo é perdida pelo corpo na forma de calor e não pode ser reciclada.

O leão quando corre atrás da zebra gasta bastante energia devido ao trabalho intenso de seus músculo. Esta energia gasta é perdida pelo leão na forma de calor. Este calor sai do corpo de bicho e se perde para atmosfera, não podendo mais ser reutilizado pelo leão.

A referência às leis da termodinâmica que aparece no teste tem a ver com a afirmação de que a energia não é criada nem destruída, somente transformada.

Assim, a energia nunca pode aumentar do nada. Sempre vai diminuir de um nível para o outro. A diferença é perdida pelos organismos na forma de calor corpóreo. Cada organismo vai gastando energia e passando menos energia para os níveis seguintes.

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03.07. [A]

III.(F)

A pirâmide dos números às vezes pode ser invertida. Cada caso é um caso.

Veja o exemplo:

Uma árvore enorme pode sustentar 10 passarinhos com suas folhas e frutos. Cada passarinho, por sua vez, pode sustentar centenas de pequeninos piolhos parasitas.

Assim, neste caso, a pirâmide do número de indivíduos não será do tipo padrão e sim meio que invertida.

1 árvore grande → 20 passarinhos → 10.000 piolhos

Mais exemplos:

Observe que, de uma forma geral, o corpo dos parasitas é muito menor que o corpo do hospedeiro. Desta forma, um único hospedeiro pode sustentar um grande número de parasitas.

Normalmente quando há parasitas envolvidos na jogada, o degrau de cima da pirâmide é maior que o degrau de baixo.

IV.(F) Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos de um ecossistema. Todos os organismos que morrerem, incluindo os próprios decompositores, serão decompostos e transformados em matéria inorgânica. Assim, os decompositores, apesar de normalmente não serem representados nos gráficos, pirâmides e cadeias alimentares, são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas. É graças à ação dos decompositores que a matéria é reciclada e reutilizada indefinidamente ao longo dos milhões de anos.

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03.08. [D]

A curva de crescimento populacional representada no gráfico é um caso clássico de crescimento EXPONENCIAL descrito pela matemática.

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03.09. [B] … OPS… ERRO DE GABARITO

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03.10. [E]

a)(F) Cresce DEPENDENTE da competição entre os indivíduos. Quanto maior a competição, maior a disputa por território, alimento e recursos. Assim, quanto maior a competição, mais problemas para a espécie que leva desvantagem. 

b) (F) No ponto B a espécie atingiu seu crescimento máximo. Não cresce mais porque não há mais recursos ambientais para sustentar o crescimento. Neste ponto, portanto, a competição é mais intensa. Na luta pela sobrevivência e disputa pelos escassos recursos devido à grande população, os mais jovens (mais inexperientes na luta pela vida) e os mais velhos (mais fracos e mais doentes) levam desvantagem. Assim, a idade dos indivíduos tem grande importância na luta pela sobrevivência e para os equilíbrios populacionais na natureza.

c)(F) Até o ponto A, a população estava em equilíbrio graças aos recursos oferecidos pelo ambiente ou pela pressão exercida por predadores ou competidores.

A partir deste ponto, a população cresce até o ponto B. Algo no ambiente deve ter mudado para permitir este crescimento. Pode ser que os predadores ou os competidores tenham diminuído por alguma razão. Pode ser que talvez os recursos alimentares tenham aumentado.

Os dados oferecidos pelo teste, no entanto, não permitem concluir que a idade avançada tenha a ver alguma coisa com aquele equilíbrio específico.

d)(F) Tanto no ponto A como no ponto B a população está em equilíbrio. Assim, o número de indivíduos que nasce (natalidade) é mais ou menos o mesmo número de indivíduos que morre (mortalidade).

A mortalidade, portanto, exerce SIM efeito sobre o balanço do crescimento de uma população.

e)(V) A capacidade de suporte do ambiente diz respeito à quantidade de recursos que o ambiente pode oferecer para manter os organismos vivos e em condições de lutarem e sobreviverem. Assim, a capacidade suporte do ambiente informa a quantidade máxima de indivíduos que aquele ambiente é capaz de sustentar.

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03.11. [D]

a)(F) Pelo contrário. Em I não há recursos que permitam a sobrevivência de nenhum inseto. I situa-se ABAIXO (e não acima) do limite inferior de tolerância.

b)(F) II e a faixa IV correspondem à intensidade MÍNIMA (e não ótima) do fator. Observe que em II e IV ocorrem o menor número de insetos.

c)(F) III corresponde à população em EQUILÍBRIO (e não desequilíbrio).

d)(V) II e a faixa IV correspondem à população sob estresse, uma vez que as duas faixas apresentam as mínimas condições de sobrevivência. Tanto é, que nestas faixas, encontra-se o menor número possível de insetos.

e)(F) V situa-se abaixo do limite INFERIOR (e não superior de tolerância).

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03.12. [D]

a)(F) a curva no gráfico representa o CRESCIMENTO REAL das leveduras. O potencial biótico é o crescimento IDEAL e deve ser representado por uma curva EXPONENCIAL e não sigmoide ou logística, como apresentado no gráfico.

b)(F) A área entre a linha tracejada e a curva no gráfico NÃO indica nada. A resistência do meio é representada pela área encontrada entre o potencial biótico (curva exponencial) e a curva do crescimento real.

Observe a figura:

c)(F) A taxa de mortandade ou mortalidade é MENOR que a taxa reprodução ou natalidade entre 4 e 12 horas. Observe que entre 4 e 12 horas a população de leveduras está aumentando, isto é, está nascendo mais indivíduos do que morrendo.

d)(V) Observe que na linha tracejada no gráfico a população alcança o equilíbrio e para de crescer. Isso significa que não há mais recursos para que a população continue crescendo. Trata-se da carga biótica máxima do meio.

e)(F) As células NÃO cessaram a reprodução a partir de 16 horas de forma alguma. Continuam reproduzindo, só que numa taxa menor. A questão é que a mortalidade está equilibrada com a natalidade. 

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03.13. [D]

a)(F) O potencial biótico de uma população é determinado pela capacidade MÁXIMA (e não mínima) de seu crescimento.

b)(F) O crescimento real de uma população pode ser representado por uma curva SIGMOIDE ou LOGÍSTICA. A curva contínua ascendente, ao longo do tempo, poderia representar um crescimento exponencial ou o que se chama de POTENCIAL BIÓTICO.

c)(F) A curva de crescimento real NÃO pode superar, em número de indivíduos, a curva de potencial biótico. A curva do potencial biótico é ideal e não real. Uma população TENDE a crescer ao infinito (potencial biótico), o que na prática jamais se verifica, uma vez que não há recursos no ambiente para sustentar um número infinito de criaturas.

d)(V) A carga biótica máxima do ambiente é dada pelo limite máximo de indivíduos que o ambiente suporta.

e)(F) Fatores de resistência do meio, como a oferta LIMITADA (e não ilimitada) de alimento e espaço, impedem o crescimento da população.

Caso a oferta fosse ILIMITADA, o número de indivíduos tenderia a crescer ao infinito.

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 03.14. [E]

I.(F) Observe que neste período a população está crescendo muito. No período entre t0 e t1, a soma das taxas de natalidade e IMIGRAÇÃO (não emigração) é maior que a soma das taxas de natalidade e EMIGRAÇÃO.

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03.15. 19[01, 02, 16]

04.(F) Eita, pegadinha xarope e muquirana de lascar a vida sofrida de vestiba!!!

ENERGIA e BIOMASSA são coisas diferentes. A biomassa contém moléculas que armazenam energia. No entanto, biomassa não é sinônimo de energia.

A BIOMASSA e não a energia é expressa em peso seco (para descontar a água) por unidade de área (g/m2, por exemplo) ou de volume (g/m3). Em quase todas as representações, a biomassa DIMINUI (e não aumenta) ao longo da cadeia.

08.(F) Pirâmide de números indica apenas e tão somente apenas a quantidade de indivíduos de cada nível trófico de uma cadeia alimentar.

A produtividade de um ecossistema tem a ver com o balanço matemático entre a energia produzida pela fotossíntese e a energia gasta na respiração celular.

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03.16. 28[04, 08, 16]

01.(F) 

02.(F)

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03.17. [D]

I.(F) Não podemos afirmar nem mesmo negar com certeza que o crescimento da população da espécie A não influencia o crescimento da população da espécie B. Pode ser que as duas espécies não tenham nenhuma relação e o declínio da espécie B a partir do décimo quarto dia esteja associado ao surgimento de uma doença ou da migração de um novo predador para a área.

Por outro lado, por uma hipótese, pode ser que A e B estejam em competição pelos mesmos recursos alimentares. A espécie A está levando vantagem e aumentando em número. Com mais indivíduos A na região, menos alimenta sobre para a espécie B que reduz e tende a extinção.

II.(V) A partir do décimo quarto dia a população A estabiliza, isto é, não aumenta nem diminui, isto é, o número de indivíduos que nasce é mais ou menos o mesmo número de indivíduos que morre.

Já com a espécie B as coisas são diferentes. A mortalidade parece ser bem maior que a natalidade, o que explica a tendência de extinção de B mostrada no gráfico.

III.(F) Como as duas espécies tem curva diferentes de crescimento numa mesma região, fica evidente que elas enfrentam de forma diferente as dificuldades apresentadas pelo meio.

Assim, a capacidade de sobrevivência de cada espécie também é diferente, ou seja, potencias bióticos diferentes, capacidade de sobrevivência e enfrentamento diferente.

Outra falha no raciocínio também é a afirmação de que a natalidade e a capacidade de sobrevivência são proporcionais ao aumento da densidade populacional.

Quanto mais uma população cresce, mais problemas se apresentam.

Quanto mais uma população cresce, menos alimento per capta.

Quanto menos alimento per capta, mais fracos e doentes os organismos ficam.

Quanto mais fracos, doentes e subnutridos ficam os organismos, menores serão suas taxas de reprodução.

Quanto menor a taxa de reprodução, menor será a natalidade.

Quanto menor a natalidade, menor será a taxa de crescimento.

IV.(F) A resistência do meio não está no corpo dos organismos que lutam pela vida.

A resistência do meio está no meio ambiente onde o ser vive.

A resistência do meio está nas dificuldades que ele encontra para viver e reproduzir devido à escassez de alimento, problemas climáticos que precisam enfrentar, ação de predadores, ação de parasitas que causam doenças, ação de competidores pelo alimento, etc.

Assim, “velocidade de reprodução” e  “mecanismos de defesa” não são problemas externos associados à resistência do meio, mas sim, condições interiores, internas, endógenas dos organismos. Condições estas que estão associadas à capacidade de sobrevivência da espécie, isto é, o tal do POTENCIAL BIÓTICO.

V.(V) Reler o comentário do item III deste teste.

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03.18. [C]
a)(F) O decaimento da curva verde significa que a qualidade ambiental foi seriamente prejudicada. Foi seriamente prejudicada porque foi muito explorada pela atividade econômica, contrário do que está sendo afirmado.

b)(F) Caso a capacidade suporte do ambiente for usada de forma racional (respeitada), as curvas de retorno econômico e qualidade ambiental tendem a atingirem o equilíbrio, isto é, tendem a seguir em paralelo uma com a outra em relação a linha horizontal do tempo e não um crescimento, como afirmado.

c)(V) Caso a capacidade suporte do ambiente for usada de forma racional (respeitada), as curvas de retorno econômico e qualidade ambiental tendem a atingirem o equilíbrio, isto é, tendem a seguir em paralelo uma com a outra em relação a linha horizontal do tempo.

d)(F) A curva em vermelho NÃO continuará crescendo, enquanto a curva em verde NÃO irá decair, se a capacidade suporte for respeitada.

Caso a capacidade suporte do ambiente for usada de forma racional (respeitada), as curvas de retorno econômico e qualidade ambiental tendem a atingirem o equilíbrio, isto é, tendem a seguir em paralelo uma com a outra em relação a linha horizontal do tempo.

e)(F) o decaimento da curva em vermelho está relacionado com o a REDUÇÃO da qualidade Ambiental que, segundo a curva verde, está diminuindo.

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03.19. [E]

Precisamos saber que:
Taxa de natalidade aumenta a população.
Taxa de mortalidade diminui a população.
Emigração diminui a população.
Imigração aumenta a população.

Agora é só matemática básica.
Tabela 1 teremos:.

2004 ⇒ 25 – 12 + 15 – 09 = 19.

2005 ⇒ 24 – 10 + 18 – 11 = 21.

2006 ⇒ 26 – 14 + 16 – 08 = 20

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Tabela 2 teremos:

2004 ⇒ 20 – 15 + 14 – 09 = 10.

2005  22 – 14 + 15 – 13 = 10.

2006 ⇒ 24 – 12 + 17 – 09 = 20

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Tabela 3 teremos:

2004 ⇒ 18 – 12 + 12 – 08 = 10.

2005 ⇒ 19 – 15 + 14 – 11 = 07.

2006 ⇒ 21 – 14 + 13 – 05 = 15

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Tabela 4 teremos:

2004 ⇒ 15 – 08 + 07 – 04 = 10

2005 ⇒ 16 – 11 + 09 – 03 = 11.

2006 ⇒ 13 – 09 – 06 + 03 = 07.

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03.20. [C]

A taxa de crescimento absoluto da espécie B é igual a 15.000 indivíduos/dias.

.

Crescimento Absoluto

Variação do número de indivíduos em um determinado período:

taxa de crescimento absoluto = (Nf – Ni) / t

.

Ni = n° de indivíduos no início do período considerado

Nfn°  de indivíduos no final do período considerado

t = duração do período considerado.

 .

taxa de crescimento absoluto = (Nf – Ni) / t

    30.000 / 2 dias = 15.000 / dia

 .

II. (F) O potencial biótico da espécie A é maior que o potencial biótico da espécie B.

.

Crescimento RELATIVO

A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial:

tx. de cresc. relativo = [(Nf – Ni) / Ni] / t

.

Crescimento RELATIVO

A … [(4000-1000)/1000] / 2 = 1,5

B … [(50000-20000)/20000] / 2 = 0,75

..

Quanto maior a taxa de reprodução, maior a capacidade de uma espécie sobreviver em seu ambiente.

Assim, quanto mais filhos são gerados, maiores serão as chances de a espécie se manter no ambiente.

Observe que o crescimento da espécie A é maior que o crescimento da espécie B.

A cresceu 400%, enquanto B, cresceu 250%.

____________

III.(V) A taxa de crescimento relativo da espécie A é igual a 1,5 indivíduos/dia enquanto que na espécie B é igual a 0,75 indivíduos/dia.

.

 Crescimento RELATIVO

A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial:

taxa de cresc. relativo = [(Nf – Ni) / Ni] / t

[(4000-1000)/1000] / 2 = 1,5

[(50000-20000)/20000] / 2 = 0,75

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IV.(V) As taxas de crescimento absoluto nos mostram que, no período considerado, o aumento da população da espécie B foi 10 vezes maior que o da população da espécie A; entretanto, a espécie B cresce em ritmo menos acelerado que a espécie A.

.

ESPÉCIE A     3.000 / 2 dias = 1.500 / dia

ESPÉCIE B   30.000 / 2 dias = 15.000 / dia

.

Crescimento RELATIVO

A … [(4000-1000)/1000] / 2 = 1,5

B … [(50000-20000)/20000] / 2 = 0,75

 ____________

V.(F) ESPÉCIE B   30.000 / 2 dias = 15.000 / dia 

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1 Comentário até ao momento.

  1. Fabrício Fonseca disse:

    Excelentes explicações professor!! Obrigado!!

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