Aula 01

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 2 Comentários
Tech tipsComputer Tricks

Aula 01 – Introdução à Ecologia

 

01.01. [b]

Comunidade ou biocenose é o nome que se dá, em Ecologia, ao conjunto formado por várias populações que vivem em uma mesma região.

_________________________

 01.02. [b]

O papel ou função (lugar funcional) desempenhado por um organismo em um ecossistema é denominado de nicho ecológico.

_________________________ 

01.03. [a]

”os complexos ecológicos de que fazem parte” é a referência ao meio físico ao qual os seres vivos estão associados. Assim, a relação dos seres entre si e com o meio físico denomina-se de ecossistema.

 _________________________

01.04. [a]

A dieta de um ser vivo diz respeito aquilo que ele faz em seu ambiente, ou seja, seu nicho ecológico. Uns se alimentam de vegetais, outros são carnívoros, outros detritívoros (detritos), etc. Assim, os seres apresentados no enunciado apresentam nichos ecológicos diferentes mas, vivem no mesmo lago, isto é, ocupam o mesmo habitat.

_________________________ 

01.05. [a]

O esquema proposto apresenta seres vivos (comunidades) relacionando-se com elementos abióticos (físico-químicos). Esta organização (vivo com não vivo) denomina-se de ecossistema.

 _________________________

01.06. [a]

“Locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente” são habitats que podem ser ocupados por seres vivos. “Algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro” são habitats que podem ser ocupados por seres vivos. “Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados” é uma referência ao que ele faz no local onde vive, isto é, seu nicho ecológico.

 _________________________

01.07. [a]

II-(F) “a interação entre o meio biótico e abiótico” diz respeito ao conceito de ecossistema; V-(F) o local físico ocupado pelos indivíduos de uma ou mais espécies define-se como habitat e não ecossistema, como afirmado.

 _________________________

01.08. 21 (01, 04, 16)

02.(F) População é o conjunto de indivíduos da mesma espécie; 08.(F) Habitat é o local onde os seres vivem – seus hábitos dizem respeito ao seu nicho ecológico.

 _________________________

01.09. [d]

O texto descreve a atividade do ser em seu ambiente, isto é, seu nicho ecológico.

 _________________________

01.10. [c]

Quanto mais o nicho ecológico de uma espécie se sobrepõem ao nicho ecológico de outra, mais parecido são os papéis que estes organismos desempenham em sua comunidade e maior será, portanto, a disputa pelos mesmos recursos, isto é, maior será a competição entre estas espécies (competição interespecífica).

 _________________________

01.11. [c]

A preocupação está focada no gado, isto é, na espécie que ele está criando, no caso, o foco está na POPULAÇÃO de bovinos.

 _________________________

01.12. [a]

“residência a um crustáceo” – habitat (II); “lago de Brasília com todos os seus seres vivos e o meio físico” – ecossistema (I); “todos os seres vivos de uma mata” – comunidade (IV); “os sapos da espécie … vivendo numa lagoa” – população (III); “conjunto de espécies … em íntima associação” – comunidade (IV); “formigas” – população (III)

 _________________________

01.13.[a]

1. “alterações na composição das comunidades ao longo do tempo” – sucessão de ecossistemas, sucessão ecológica (E);

2. “populações de diferentes espécies … numa mesma região” – comunidade (D);

3. ”… atividades características da espécie” – nicho ecológico (B);

4. “indivíduos de uma mesma espécie que habitam um determinado local num determinado momento” – população (C);

5. “Ambiente em que vive determinada espécie” – habitat (A).

 _________________________

01.14. [c]

“camada de gelo marinho” – local onde se vive (habitat); o urso devora as focas (predador).

 _________________________

01.15. [d]

Uma vez que as gaivotas comem peixes em sua dieta, podemos afirmar que elas exercem uma ação predatória sobre estes animais.

 _________________________

01.16. [a]

Uma vez que a maior parte da Mata Atlântica já foi destruída (+de 92%), é de se supor que em outros tempos, com floresta intacta, a diversidade de bactérias (reino monera) era muito maior que nos dias de hoje.

 _________________________

01.17. [a]

Por definição, seres de mesma espécie são aqueles capazes de se intercruzarem (“intercâmbio de informações genéticas”) produzindo descendentes férteis.

 _________________________

01.18. [e]

II-(F) – As espécies mais comuns também correm risco de extinção na medida em que seus habitats são destruídos;

IV-(F) Regiões com alto índice de riqueza de espécies são as regiões que mais atenção merecem justamente pela sua grande diversidade que deve ser preservada; “endemismo” indica que certas espécies somente ocorrem naquela região, razão pela qual deve se redobrar a preocupação em preservação.

 

 

 

 

2 Comentários até ao momento.

  1. Victor disse:

    Professor!! Tudo bem? Na questão 01.14, por qual motivo a camada de gelo, partindo do que diz o texto, não pode ser o nicho? O texto diz que a camada de gelo é onde os ursos polares “caçam as focas, seu principal alimento”. Ou seja, é onde desempenha suas atividades. Por que a resposta é habitat e não nicho?

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.