Aula 01

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 15 junho 2010 Sem Comentários
Tech tipsComputer Tricks

01.03. A

Gambás e cobras vivem na mesma mata, isto é, ocupam o mesmo HABITAT. Nesta mata, no entanto, eles exercem funções diferentes. Como diz o enunciado, os gambás são predadores das cobras, enquanto as cobras, são predadores de outros pequenos animais. Assim, cobras e gambás apresentam NICHOS ECOLÓGICOS diferentes.

_____________________________________

.

01.05. A

O enunciado deixa claro a relação da parte físico-química (abiótica) com os seres vivos (parte biótica). Quando pensamos os seres vivos e suas relações com o meio físico, estamos discutindo no nível do ECOSSISTEMA.

_____________________________________

.

01.06. C

a)(F) Observe que elas se alimentam de criaturas diferentes. Assim, eles exercem influências diferentes em seus ambientes, isto é, fazem coisas diferentes, apesar de viverem num mesmo habitat. Assim, elas ocupam NICHOS ECOLÓGICOS diferentes e não disputam os mesmos recursos.

b)(F) Observe que as duas cobras são de espécies diferentes. População é o conjunto de seres da MESMA espécie que vive na mesma região de influência.

c)(V) As duas cobras apenas vivem na mesma região, isto é, compartilham o mesmo habitat.

d)(F) Elas não competem, uma vez que apresentam nichos ecológicos diferentes (uma é predadora de cobra e a outra de pequenos animais). Além disto, elas pertencem a espécies diferentes. Caso houvesse alguma competição entre elas, seria do tipo INTERespecífica – (intraespecífico ocorre dentro da MESMA espécie).

e)(F) Comensal vem de comensalismo. Comensalismo é uma relação interespecífica harmônica onde um ser COME os restos do outro sem lhe causar problemas. A hiena segue o bando de leões para comer os restos que eles deixam depois que comem e abandonam os restos da presa – a hiena é um comensal dos leões. Os abutres comem os restos deixados dos cadáveres abandonados pelos predadores – os abutres são comensais.

_____________________________________

.

01.07. B

A biosfera é o conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra. Assim, a biosfera se caracteriza pela PRESENÇA de seres vivos e não o contrário, onde mão há a presença de seres vivos, como afirmado.

_____________________________________

.

01.08. A

Caso esta catástrofe ocorresse realmente, uma espécie ou várias espécies seriam atingidas? … Várias espécies.

Várias espécies formam uma população ou várias populações? … Várias populações.

Várias populações formam uma COMUNIDADE ou BIOCENOSE ou BIOTA

___________________________________

.

01.09. E

BIOMA – um grande conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

_____________________________________

. 

01.10. C

Observe que a preocupação do texto é descrever COMO o fungo vive e não ONDE ele vive. Como vive, diz respeito ao papel que ser exerce no ambiente, isto é, o nicho ecológico. Onde vive, diz respeito ao habitat.

* Mesófilos – Um organismo é chamado de mesófilo quando vive de forma ótima em temperaturas ambientes que oscilam entre 20oC e 40oC.

_____________________________________

.

01.11. E

Populações diferentes

O enunciado não deixa claro se eles são ou não da mesma espécie – fala apenas em cascudos 1 e cascudos 2. Supondo-se que sejam da mesma espécie, o enunciado afirma que vivem em profundidades diferentes, isto é, regiões diferentes. Apesar de serem da mesma espécie, segundo nossa hipótese, eles vivem em profundidades diferentes. Existe, assim, uma POPULAÇÃO de cascudos que vive entre 20 e 30 metros de profundidade e existe uma segunda POPULAÇÃO de cascudos que vive entre 50 e 60 metros de profundidade.

Segundo o conceito: POPULAÇÃO é um grupo de seres da mesma espécie que vive na MESMA região de influência.

Nichos ecológicos diferentes

Observe que eles buscam o alimento em profundidades diferentes. Um deles come algas entre 50 e 60 metros. Outro come o mesmo tipo de algas entre 20 e trinta metros. Assim, eles não se encontram na sua busca por comida, ou seja, eles não competem entre si. Uma vez que não competem, podemos entender que eles fazem coisas diferentes, apesar de comerem a mesma coisa. Desta forma, conclui-se que ocupam nichos ecológicos diferentes.

_____________________________________

.

01.12. A

b)(F) Ecossistema é uma interação entre TODOS os organismos de um ambiente (e NÃO entre os organismos da mesma espécie, como afirmado – se fosse da mesma espécie seria uma POPULAÇÃO) e os ambientes físico e químico, que propiciam a transformação das diferentes formas de energia e assim, conduzem os seres vivos a executarem trabalho através do seu metabolismo, crescimento e reprodução, além de permitirem a reciclagem dos nutrientes.

c)(F) Em uma comunidade ocorre a interação entre vários organismos de espécies DIFERENTES (e NÃO da mesma espécie como afirmado) em uma mesma área geográfica, a qual propicia diferentes formas de associação, tais como predação, competição e parasitismo.

d)(F) População é um conjunto de indivíduos da mesma espécie (e NÃO de espécies, como afirmado), aptas reprodutivamente entre si, que geralmente apresentam abundância variável de acordo com a variação de fatores limitantes, tais como disponibilidade de recursos.

e)(F) Espécie é um conjunto de indivíduos semelhantes que apresentam a capacidade de cruzar entre si e gerar descendentes férteis. Apresenta sua classificação biológica subordinada a todos os níveis hierárquicos de classificação e não ao gênero ou ao subgênero.

_____________________________________

.

01.13. 11(01+02+08)

04.(F) Os seres vivos são os componentes BIÓTICOS e NÃO abióticos, com o afirmado.

_____________________________________

.

01.14. C

Quanto mais o nicho ecológico de uma espécie se sobrepõe ao nicho ecológico de outra espécie, mais parecido são os papéis que estes organismos desempenham em sua comunidade, mais eles fazem a mesma coisa no mesmo lugar, mais eles querem as mesmas coisas, os mesmos recursos e maior será, portanto, a disputa por estes mesmos recursos, isto é, maior será a COMPETIÇÃO entre estas espécies (competição interespecífica).

_____________________________________

.

01.15. 25(01+08+16)

02.(F) Não devemos esquecer que existe a sobreposição parcial de nichos ecológicos. Às vezes, uma espécie utiliza apenas uma pequena parte dos recursos naturais utilizados por outra espécie diferente. Quando o nicho ecológico de uma espécie é relativamente semelhante ao de outra espécie, verifica-se uma COMPETIÇÃO PARCIAL, isto é, competem somente por uma pequena parte dos recursos do ambiente para sua sobrevivência. Assim, nem toda espécie tem um lugar específico que somente ela ocupa. (ver gráfico e explicação da questão 01.14)

04.(F) O habitat de uma espécie é o LOCAL do ponto de vista GEOGRÁFICO – NÃO inclui relações alimentares, obtenção de abrigo e locais de reprodução; o conjunto de atividades da espécie quando em interação com a natureza – isso diz respeito ao NICHO ECOLÓGICO, isto é, aquilo que o organismo faz no lugar onde vive.

_____________________________________

.

01.16. C

O conceito de comunidade é bastante claro: A comunidade ou biocenose, também chamada de BIOTA, é o conjunto formado por todas as populações que interagem em um mesmo ambiente.

O termo SIMPÁTRICO significa “mesma pátria”.

“SIM” significa o mesmo.

“PÁTRICO” vem de pátria, terra, território.

Assim, as populações que se desenvolvem numa mesma área são chamadas de simpátricas e formam um COMUNIDADE ou biocenose ou BIOTA.

_____________________________________

.

01.17. C

c)(incorreta) Uma população pode ser conceituada como um grupo de organismos DA MESMA ESPÉCIE. Da forma como está escrito na alternativa, abre-se a possibilidade para que qualquer espécie da região entre na definição.

_____________________________________

.

01.18. E

a)(F) O conjunto de baratas da região forma uma POPULAÇÃO e não uma comunidade, como afirmado. Além disto, as baratas comem de tudo, isto é, são ONÍVORAS. Desta forma podem ser consumidoras primárias, secundárias, terciárias, etc.

b)(F) O mosquito, a rã e o beija-flor formam POPULAÇÕES diferentes de uma mesma comunidade.

c) Os animais do texto podem formar uma teia alimentar, onde há a transferência PARCIAL de energia. A transferência de energia é parcial, uma vez que parte da energia é gasta por cada ser e outra parte é perdida na forma de calor para o ambiente.

d) Baratas e lagartixas formam DUAS populações diferentes e NÃO uma única população, como afirmado. As baratas não são produtoras e sim consumidoras.

_____________________________________

.

01.19. 23 (01, 02, 04, 16)

Divisões da BIOSFERA

02.(V) No epinociclo, isto é,  no ambiente terrestre, existem cordilheiras, cânions, desertos, geleiras, rios muito largos que podem impedir a dispersão de muitos seres vivos para outros territórios. Assim, impedidos por barreiras geográficas, muitos seres vivos não conseguem espalhar seus genes para todas as regiões e ficam restritos às áreas que estão isolados. Nestes casos ocorre o que se chama de ISOLAMENTO GEOGRÁFICO e as espécies se formam nestas áreas. Este processo de especiação é chamado de ALOPÁTRICO – ALO = outro; Pátrico vem de pátria (terra de origem) – Alopátrico – territórios diferentes.

08.(F) No limnociclo, entre os ecossistemas de águas DOCES e NÃO salgadas, como afirmado.

***16. De acordo com a sua capacidade de deslocamento, os organismos aquáticos podem ser divididos em plâncton, nécton e bêntos.

.

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.