Semi – Aula 01

Publicado por Ricardo Gaúcho Em 29 setembro 2012 Sem Comentários
Tech tipsComputer Tricks

Aula 01 – Introdução à Ecologia


01.02. (A)

c) Ecótono é a zona de transição entre dois ecossistemas. Exemplos:

1. Entre a Floresta amazônica e o cerrado matogrossense existe uma região intermediária que mistura espécies de ambos ecossistemas. Este a região intermediária é o ecótono.

2. Entre a terra firme e o mar tem-se a praia que é um ecótono.

d) Os biomas correspondem aos grandes ecossistemas que ocupam grandes áreas territoriais. Exemplo de biomas brasileiros:

01.03.

01) (V)

02) (F) População é um conjunto de indivíduos de MESMA espécie e não espécies diferentes.

04) (V)

08) (F) Hábitos ou atividades de uma determinada espécie dizem respeito à atividade ou função que o ser exerce no ambiente, assim, hábitos ou atividades de uma determinada espécie dizem respeito ao nicho ecológico. Nicho é aquilo que o ser faz no ambiente onde vive.

16) (V)


01.06.

01. (F) A vaca é útil ao homem e, no entanto, não é um produtor. Assim, nem todos os organismos úteis são produtores.

02. (F) O coelho serve de alimento para a raposa e, no entanto, não é um produtor. Existem coelhos verdes que fazem fotossíntese?!!!

04. (V)

08. (F) Normalmente quem faz isso são os decompositores, uma vez que transformam a matéria orgânica em sais minerais que, por sua vez, são liberados para o ambiente.

16. (F) Os animais também sintetizam matéria orgânica complexa a partir de matéria orgânica mais simples. Ex.: Os animais produzem proteínas complexas, como é o exemplo das enzimas, a partir de aminoácidos, que são moléculas orgânicas mais simples. Produzem gorduras complexas a partir de ácidos graxos simples ingeridos na digestão. Produzem hormônios complexos a partir de moléculas mais simples.


01.07. (B)

I. (V) Margem do rio ─ ecossistema.

II. (F) Poços profundos ─ é um lugar (habitat) e não nicho ecológico que diz respeito a uma função.

III. (V) Suporte alimentar diz respeito a todas as cadeias alimentares que funcionam na área. O somatório de todas as cadeias alimentares forma a comunidade ou biocenose.

IV. (F) As piraputangas formam um conjunto de peixes da mesma espécie, ou seja, uma população e não uma comunidade.


01.08. (B)

(1) A Biosfera está composta de milhões de populações.

(2) Populações formam comunidades (3).

(4) BIÓTOPO – Biótopo ou ecótopo diz respeito a espaço físico, ou seja, lugar onde se encontra a vida. É uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais, das quais é o habitat.

(3) Comunidade + (4) Biótopo = ecossistema (5)


01.10. (B)

Cuidado, pois o teste pergunta sobre a alternativa FALSA. Nicho ecológico não é lugar, mas, função, isto é, nicho ecológico é aquilo que se faz onde se vive.


01.11. (A)

b) (F) As cidades são habitats e não nichos ecológicos. Cidade é onde se vive (habitat) e não aquilo que se faz (nicho ecológico).

c) (F) A vida planetária é, de certa forma, o somatório de TODOS os processos biológicos intrínsecos aos organismos.

d) (F) Organismos com muitas células de uma mesma espécie formam apenas uma população de organismos dessa espécie. No conceito de nicho ecológico está implícita a idéia de, além dos seres vivos (comunidade) a parte físico-química ─ água, luz, calor, pressão, etc.

e) (F) O conceito de comunidade leva em conta apenas os indivíduos que delas fazem parte ─ conjunto formado por várias populações de organismos que vivem numa mesma região. Já os seus comportamentos estão associados ao conceito de nicho ecológico.


01.12.


01.13. (E)

e) (F) O homem, apesar de onívoro, isto é, ter uma alimentação extremamente diversificada, não pode ser enquadrado como produtor. Ou, será que tem pessoas verdes que fazem fotossíntese???


01.14. (C)

Nesta questão, os quadros amarelos e vermelhos representam os nichos ecológicos das espécies X e Y, respectivamente. Nicho ecológico diz respeito àquilo que o ser faz no lugar onde ele vive. Assim, quanto mais semelhantes são os papéis desempenhados por organismos em um mesmo ambiente maior será a disputa pelos mesmos recursos. Quanto maior a sobreposição de interesses maior será a competição entre os organismos. Note que a área laranja (intersecção) representa a sobreposição de interesses e esta área aumenta na medida em que os seres competem mais.


01.15. (C)

O 1o nível trófico corresponde, normalmente, aos vegetais. Observe que no processo A o CO2 é absorvido e incorporado nos vegetais. Ora, o processo que faz isso é a fotossíntese.

Observe também que todos os níveis tróficos liberam CO2 para atmosfera. Trata-se da respiração celular, processo que libera energia para os seres vivos e elimina CO2 para a atmosfera.

A matéria orgânica morta também está liberando CO2 para atmosfera. Isso indica a ação dos decompositores ─ fungos e bactérias.


01.17. (E)

Chlorobium sp utiliza a energia da luz em seus processos. Isso significa que ele é autosuficiente em produção de energia (autótrofo) ─ trata-se então de um produtor.

Beggiatoa sp consegue energia através da oxidação de compostos inorgânicos e não de compostos orgânicos originados pela ação de seres vivos, isto é, estas bactérias não dependem de outros seres vivos para conseguirem energia necessária. Elas mesmas providenciam sua energia. Isso é o suficiente para caracterizá-las como produtores, uma vez que os produtores são autosuficientes em energia (autótrofos).

Mycobacterium sp con

segue sua energia a partir da matéria orgânica do corpo de seu hospedeiro. Observe que ele não é autosuficiente. Ele depende de outros organismos para sobreviver. Isso o classifica como consumidor.


01.18. (C)

Com o extermínio da raposa haverá um aumento na população de coelhos. Com o aumento na população de coelhos haverá uma redução na população de cenouras.


01.19. (B)

Fitoplâncton (algas carregadas pela corrente marinha) – 1o trófico

Microcrustáceos – 2 o trófico

Caramujo – 2o trófico

Peixe II – 3o trófico

Quando a garça come o caramujo ela está no – 3o trófico.

Quando a garça come o peixe II ela está no – 4o trófico

Deixe o seu comentário


Tema traduzido por Wordpress Total.